As inter-relações entre o conhecimento psicológico e aeducação se constituem em uma área de grande interesse paraa ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,que expressam teorizações importantes e que têm influência naeducação e na compreensão de processos educacionais. Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.
Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.
Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A teoria de Wallon é uma das abordagens mais importantes no estudo do desenvolvimento humano, pois destaca a complexidade e a dinâmica dos processos de mudança e crescimento. Além disso, sua teoria também destaca a importância da interação entre o ambiente e o indivíduo no processo de desenvolvimento.
Outra teoria importante é a de Piaget, que propõe que o desenvolvimento humano ocorre através de uma série de estágios, cada um caracterizado por uma forma única de pensar e de se relacionar com o mundo. Segundo Piaget, os estágios de desenvolvimento são:
- sensoriomotor;
- pré-operatório;
- operatório concreto;
- operatório formal.
Cada estágio é caracterizado por uma forma única de pensar e de se relacionar com o mundo, e a passagem de um estágio a outro é marcada por uma mudança significativa na forma como o indivíduo entende e interage com o ambiente.
A teoria de Vygotsky, por outro lado, destaca a importância da interação social no processo de desenvolvimento. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento humano ocorre através da internalização de ferramentas culturais e sociais, como a linguagem e os símbolos. A interação com os outros é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.
Essas teorizações, entre outras, têm uma grande influência na educação, pois ajudam a entender como os alunos aprendem e se desenvolvem. Além disso, elas também fornecem diretrizes para a elaboração de estratégias de ensino mais eficazes e para a criação de ambientes de aprendizado que favoreçam o desenvolvimento dos alunos.
Portanto, é fundamental que os educadores tenham conhecimento dessas teorizações e as apliquem em sua prática pedagógica, para que possam criar ambientes de aprendizado que sejam adequados às necessidades dos alunos e que favoreçam o seu desenvolvimento.
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