Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grandeimportância para a atuação do psicólogo escolar que atua naeducação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. A capacidade de armazenamento (um dos processos que intervém na memorização) pode ser tão boa nas pessoas de 80 anos de idade, como nos indivíduos jovens.

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.


A capacidade de armazenamento (um dos processos que intervém na memorização) pode ser tão boa nas pessoas de 80 anos de idade, como nos indivíduos jovens.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.


A capacidade de armazenamento (um dos processos que intervém na memorização) pode ser tão boa nas pessoas de 80 anos de idade, como nos indivíduos jovens.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

Essa afirmação pode parecer surpreendente à primeira vista, mas é fundamental para entendermos como o desenvolvimento adulto ocorre. Na verdade, a capacidade de armazenamento não é afetada pela idade, mas sim pela nossa habilidade de processar e organizar as informações.

Isso não significa que as pessoas idosas não apresentem desafios em relação à memória. Em vez disso, elas podem ter mais dificuldade em acessar informações rapidamente ou em aprender novas habilidades. No entanto, com prática e estratégias adequadas, é possível melhorar a memória e a capacidade de armazenamento.

Além disso, é importante notar que o desenvolvimento adulto é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a saúde física e mental, a experiência e a educação. Portanto, é fundamental abordar esses fatores de forma holística ao trabalhar com adultos em ambiente educacional.

O psicólogo escolar desempenha um papel crucial nesse processo, pois pode ajudar a identificar as necessidades individuais dos alunos e desenvolver estratégias personalizadas para apoiar seu desenvolvimento. Além disso, o psicólogo escolar pode trabalhar em estreita colaboração com os professores e outros profissionais da educação para criar um ambiente de aprendizado que atenda às necessidades de todos os alunos.

Em resumo, a capacidade de armazenamento não é afetada pela idade, e é fundamental entender essa realidade para apoiar o desenvolvimento adulto de forma eficaz. O psicólogo escolar tem um papel essencial nesse processo, trabalhando em estreita colaboração com outros profissionais para criar um ambiente de aprendizado que atenda às necessidades de todos os alunos.

Outro item a ser julgado é o seguinte:

A motivação intrínseca é mais comum em estudantes universitários do que em estudantes do ensino fundamental.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E). A motivação intrínseca é mais comum em estudantes do ensino fundamental, pois eles tendem a se interessar mais pelas atividades escolares e a se sentir mais motivados a aprender.

Já os estudantes universitários podem ter uma motivação mais extrínseca, pois estão mais preocupados em obter um diploma ou em alcançar metas profissionais. No entanto, é fundamental que os psicólogos escolares trabalhem para desenvolver a motivação intrínseca em todos os alunos, independentemente da idade ou do nível de escolaridade.

Isso pode ser feito através de estratégias como a personalização do aprendizado, a escolha de temas relevantes e a criação de um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, é importante que os psicólogos escolares trabalhem em estreita colaboração com os professores e outros profissionais da educação para desenvolver práticas que apoiem a motivação intrínseca dos alunos.

Em resumo, a motivação intrínseca é fundamental para o desenvolvimento adulto e é mais comum em estudantes do ensino fundamental. O psicólogo escolar tem um papel essencial em desenvolver estratégias para apoiar a motivação intrínseca em todos os alunos, independentemente da idade ou do nível de escolaridade.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *