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Uma creche tomou uma série de medidas para auxiliar a adaptação das crianças numa faixa etária entre 12 a 36 meses. Entre essas medidas, permitiu que as crianças pudessem trazer objetos significativos de casa, tal como bichinhos de pelúcia, fraldinhas ou chupetas. A orientação era que as crianças deveriam entregar esses objetos na entrada, mas que poderiam buscá-los caso vivenciassem alguma situação de ansiedade ao longo do dia. O conceito winnicotiano que melhor serve de suporte teórico para essa orientação da creche é o de:

Uma creche tomou uma série de medidas para auxiliar a adaptação das crianças numa faixa etária entre 12 a 36 meses. Entre essas medidas, permitiu que as crianças pudessem trazer objetos significativos de casa, tal como bichinhos de pelúcia, fraldinhas ou chupetas. A orientação era que as crianças deveriam entregar esses objetos na entrada, mas que poderiam buscá-los caso vivenciassem alguma situação de ansiedade ao longo do dia. O conceito winnicotiano que melhor serve de suporte teórico para essa orientação da creche é o de:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O conceito winnicotiano que melhor serve de suporte teórico para essa orientação da creche é o de objeto intermediário. Esse conceito foi apresentado pelo psicanalista D.W. Winnicott e se refere a objetos que as crianças usam para se sentirem seguras e confortáveis em situações de ansiedade ou separação de seus cuidadores.

Esses objetos intermediários, como bichinhos de pelúcia ou chupetas, têm um significado especial para as crianças e as ajudam a lidar com a ansiedade de separação. Eles servem como uma ponte entre o ambiente familiar e o ambiente da creche, proporcionando uma sensação de continuidade e segurança.

A medida adotada pela creche de permitir que as crianças tragam objetos significativos de casa e os busquem quando necessário é uma forma de reconhecer a importância desses objetos intermediários na vida das crianças. Isso ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e seguro, onde as crianças se sentem mais à vontade para explorar e aprender.

Além disso, a medida também ajuda a desenvolver a autonomia e a confiança das crianças. Quando elas sabem que podem buscar seus objetos intermediários quando necessário, elas se sentem mais seguras e mais capazes de lidar com as situações de ansiedade.

É importante notar que a medida adotada pela creche não é apenas uma forma de acalmar as crianças, mas sim uma forma de respeitar e valorizar a individualidade de cada uma delas. Cada criança tem seus próprios objetos intermediários e sua própria forma de lidar com a ansiedade, e a creche está reconhecendo e respeitando essa diversidade.

Em resumo, a medida adotada pela creche é uma forma de aplicar o conceito winnicotiano de objeto intermediário em um ambiente educacional. Isso ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e seguro, onde as crianças se sentem mais à vontade para explorar e aprender.

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