A respeito do associacionismo, do estruturalismo e do funcionalismo, escolas da psicologia científica que, no século XX, fomentaram o desenvolvimento de outras abordagens teóricas, assinale a alternativa correta.
funcionalismo, escolas da psicologia científica que, no século
XX, fomentaram o desenvolvimento de outras abordagens
teóricas, assinale a alternativa correta.
- A)A psicanálise caracteriza-se por estudar as verdades existenciais por meio da ação e por adotar como método a pesquisa e a intervenção nas relações interpessoais em grupos e entre grupos, ou de uma pessoa consigo mesma. Além disso, a psicanálise mobiliza o reconhecimento das diferenças e dos conflitos, com o objetivo de que se vivencie a realidade, e, também, facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis.
- B)O comportamentalismo de base skinneriana defende uma filosofia de ciência do comportamento, partindo da premissa de que o ser humano é um ser ativo, social e histórico, sendo o sujeito e o mundo âmbitos distintos, mas que são criados no mesmo processo e que se completam. Trata-se, assim, de uma psicologia fundamentada no materialismo histórico e dialético.
- C)A sócio-histórica, cuja base está na formulação do comportamento operante, adota como procedimento de investigação o método experimental e analítico e como forma de tratamento a análise comportamental, entendida como interação entre indivíduo e ambiente. Além disso, enfatiza que, para conhecer o ser humano, é preciso situá-lo em um momento histórico, identificando e desvendando suas determinações.
- D)A abordagem humanista existencial adota como fundamento filosófico a fenomenologia, apoia-se na centralidade do presente e segue três princípios gerais: a valorização da realidade, a valorização da tomada de consciência e da aceitação da experiência e a valorização do todo ou da responsabilidade.
- E)O psicodrama é considerado uma via de investigação da alma humana mediante a ação. Adota como procedimento de investigação o método interpretativo e refere-se à análise como forma de tratamento. Nesse sentido, a busca do ser humano por satisfação, por vivências do prazer e por evitar o sofrimento constitui a base desse tratamento.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Em relação às escolas da psicologia científica mencionadas, a abordagem humanista existencial é a que mais se destaca pela sua filosofia centrada na valorização do presente e da experiência individual. Essa corrente teórica se fundamenta na fenomenologia, que busca compreender a realidade a partir da experiência subjetiva do indivíduo.
De acordo com os princípios gerais da abordagem humanista existencial, a valorização da realidade é um dos pilares fundamentais. Isso significa que o indivíduo deve se concentrar no presente e não se deixar levar por expectativas ou medos do futuro ou do passado. Além disso, a tomada de consciência e a aceitação da experiência também são fundamentais, pois permitem que o indivíduo se conecte com sua realidade e compreenda melhor a si mesmo.
O terceiro princípio geral da abordagem humanista existencial é a valorização do todo ou da responsabilidade. Isso significa que o indivíduo deve se considerar parte integrante de um sistema maior e compreender que suas ações e escolhas têm consequências em sua vida e no mundo ao seu redor.
Essa abordagem se diferencia das outras escolas da psicologia científica mencionadas, como o comportamentalismo, o funcionalismo e o associacionismo, que se concentram em aspectos mais específicos do comportamento humano, como a aprendizagem, a motivação ou a estrutura da personalidade. A abordagem humanista existencial, por outro lado, se concentra na experiência subjetiva do indivíduo e na sua busca por significado e propósito.
Portanto, a alternativa correta é a letra D), que descreve a abordagem humanista existencial como uma corrente teórica que se fundamenta na fenomenologia e se baseia em três princípios gerais: a valorização da realidade, a valorização da tomada de consciência e da aceitação da experiência e a valorização do todo ou da responsabilidade.
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