Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“O fato indiscutível é que, em Roma, no decorrer do século II a.C. se assiste ao fenômeno do despovoamento do campo e à consequente imigração para as cidades de um grande número de cidadãos que foram engrossar a miserável clientela da plebe urbana.”                                           Antonio da Silveira Mendonça. “Introdução”, in Caio Júlio César. A guerra civil.                                                                                    São Paulo: Estação Liberdade, 1999, p. 18. Adaptado. O grupo social mencionado no texto 

“O fato indiscutível é que, em Roma, no decorrer do século II a.C. se
assiste ao fenômeno do despovoamento do campo e à consequente
imigração para as cidades de um grande número de cidadãos que foram
engrossar a miserável clientela da plebe urbana.”

                                           Antonio da Silveira Mendonça. “Introdução”, in Caio Júlio César. A guerra civil.
                                                                                   São
Paulo: Estação Liberdade, 1999, p. 18. Adaptado. 

O grupo social mencionado no texto 

Resposta:

A alternativa correta é E)

“O fato indiscutível é que, em Roma, no decorrer do século II a.C. se assiste ao fenômeno do despovoamento do campo e à consequente imigração para as cidades de um grande número de cidadãos que foram engrossar a miserável clientela da plebe urbana."

Antonio da Silveira Mendonça. “Introdução", in Caio Júlio César. A guerra civil.
São Paulo: Estação Liberdade, 1999, p. 18. Adaptado.

O grupo social mencionado no texto

  • A)participou das sublevações e revoltas que puseram fim à monarquia e proclamaram a república.
  • B)opôs-se à consolidação do poder de Júlio César e participou do golpe que o depôs e o assassinou.
  • C)associou-se aos políticos conservadores do Senado na rejeição da monarquia e defesa da república.
  • D)engajou-se maciçamente nas tropas de Júlio César que participaram da expansão romana da Gália.
  • E)defendeu a reforma agrária e o direito de veto a medidas que afetassem os interesses populares.

O grupo social mencionado no texto é a plebe urbana, que era conhecida por sua pobreza e miséria. Era composta por cidadãos que haviam deixado o campo em busca de uma vida melhor nas cidades, mas acabavam se encontrando em uma situação de pobreza e exclusão social. Essa classe social era muito numerosa e exercia grande influência na política romana, pois era capaz de influenciar as decisões dos políticos e senadores.

A plebe urbana defendia a reforma agrária, que visava a distribuição de terras aos pequenos proprietários e à redução da concentração de terras nas mãos dos latifundiários. Além disso, eles também defendiam o direito de veto a medidas que afetassem os interesses populares, ou seja, eles queriam ter o poder de vetar as decisões que iam contra os interesses da população.

Essa classe social desempenhou um papel importante na história de Roma, pois foi uma das principais forças motrizes por trás das mudanças políticas e sociais que ocorreram na época. Eles foram fundamentais para a formação da República Romana e para a consolidação do poder de Júlio César.

Portanto, a resposta certa é a letra E)defendeu a reforma agrária e o direito de veto a medidas que afetassem os interesses populares. É importante notar que a plebe urbana não participou das sublevações e revoltas que puseram fim à monarquia e proclamaram a república, pois essa classe social surgiu posteriormente. Além disso, a plebe urbana não se opôs à consolidação do poder de Júlio César, pois eles o apoiaram em sua ascensão ao poder.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *