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A Doença de Alzheimer é uma das várias formas de demência que acomete a pessoa em processo de envelhecimento. É uma doença neurodegenerativa que possui sinais e sintomas variados em seus diferentes estágios. Os cuidados a pessoa com Alzheimer deve ser planejado tendo em vista que a família e os cuidadores precisam estar bem orientados e preparados para melhor atendê-la, em domicílio. Nesse sentido, o modelo dialógico de educação em saúde visa, EXCETO:

A Doença de Alzheimer é uma das várias formas de demência
que acomete a pessoa em processo de envelhecimento. É
uma doença neurodegenerativa que possui sinais e sintomas
variados em seus diferentes estágios. Os cuidados a pessoa
com Alzheimer deve ser planejado tendo em vista que a família
e os cuidadores precisam estar bem orientados e preparados
para melhor atendê-la, em domicílio. Nesse sentido, o modelo
dialógico de educação em saúde visa, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que afeta principalmente idosos, apresentando sintomas variados em diferentes estágios. O cuidado adequado exige não apenas atenção médica, mas também um suporte familiar bem orientado. Nesse contexto, o modelo dialógico de educação em saúde surge como uma abordagem essencial para capacitar cuidadores e familiares, promovendo um cuidado mais humanizado e eficaz.

O modelo dialógico tem como princípios fundamentais:

  • A construção coletiva do conhecimento, envolvendo todos os atores no processo de cuidado;
  • O desenvolvimento de uma visão crítica sobre a realidade do paciente;
  • A valorização do diálogo aberto entre profissionais, familiares e cuidadores;
  • A participação ativa da família no processo de cuidar.

Contudo, conforme indicado no gabarito, a alternativa C) está incorreta, pois contradiz a essência do modelo dialógico. Este modelo justamente busca integrar os saberes técnicos com os conhecimentos práticos e sociofamiliares, reconhecendo que o cuidado eficaz vai além do conhecimento científico puro. A educação em saúde, nessa perspectiva, deve ser inclusiva e valorizar todas as formas de conhecimento relevantes para o bem-estar do paciente.

Portanto, a afirmação de que familiares e cuidadores não devem incorporar saberes sociofamiliares no cuidado representa uma visão limitada e contrária ao propósito dialógico, que busca justamente a integração de diferentes conhecimentos para uma assistência mais completa e personalizada.

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