Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares. Sendo assim, é de extrema importância que os casos de HAS sejam detectados, tratados e controlados eficazmente. Considerando as diretrizes do MS sobre HAS, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares. Sendo assim, é de extrema importância que os casos de HAS sejam detectados, tratados e controlados eficazmente.

Considerando as diretrizes do MS sobre HAS, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é D)

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares. Sendo assim, é de extrema importância que os casos de HAS sejam detectados, tratados e controlados eficazmente.

Considerando as diretrizes do MS sobre HAS, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

  • A) Na medida indireta de Pressão Arterial (PA), a pressão sistólica é determinada a partir do aparecimento do primeiro som ao se realizar a deflação do manguito.
  • B) Hipertensão arterial é definida quando a pressão sistólica for maior ou igual a 140 mmHg e a diastólica for maior ou igual a 90 mmHg em indivíduos que não estão fazendo uso de anti-hipertensivos.
  • C) Antes de aferir a PA, é necessário certificar-se de que o paciente não esteja com a bexiga cheia, não tenha praticado exercícios físicos há 60-90 minutos, não tenha ingerido bebidas alcoólicas, café, alimentos ou fumado até 30 minutos antes.
  • D) Quando a pressão sistólica e a pressão diastólica se encontram em categorias diferentes de classificação de PA, aquela com menor valor em mmHg deve ser utilizada para classificação da PA.

O gabarito correto é D), pois a afirmação está incorreta. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, quando as pressões sistólica e diastólica estão em categorias diferentes, deve-se considerar a maior categoria para classificar a pressão arterial, e não a menor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *