Um homem de 54 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital com quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse quadro teve início com dor súbita em região esternal e no abdome superior, a qual se agravou, impelindo-o a procurar o serviço médico, onde se apresentou consciente e preocupado. Foram realizados coleta de sangue para exames, eletrocardiograma e radiografia de tórax e iniciou-se terapia com estreptoquinase. Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir. Na situação em tela, deve-se administrar oxigênio suplementar através de tubo endotraqueal, prepararando-se o material para a entubação imediata e certificando-se do uso de cânulas de grosso calibre a fim de garantir uma boa oxigenação.
Um homem de 54 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital com quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse quadro teve início com dor súbita em região esternal e no abdome superior, a qual se agravou, impelindo-o a procurar o serviço médico, onde se apresentou consciente e preocupado. Foram realizados coleta de sangue para exames, eletrocardiograma e radiografia de tórax e iniciou-se terapia com estreptoquinase.
Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Na situação em tela, deve-se administrar oxigênio suplementar através de tubo endotraqueal, prepararando-se o material para a entubação imediata e certificando-se do uso de cânulas de grosso calibre a fim de garantir uma boa oxigenação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
No caso clínico apresentado, em que um paciente de 54 anos chega ao hospital com sintomas de infarto agudo do miocárdio, a afirmação de que é necessário administrar oxigênio suplementar via tubo endotraqueal e preparar-se para entubação imediata está incorreta. O gabarito correto é E) ERRADO, e a justificativa para isso é baseada nas diretrizes de atendimento a pacientes com infarto.
Primeiramente, o uso de oxigênio suplementar em pacientes com infarto agudo do miocárdio sem hipoxemia (saturação de oxigênio abaixo de 90%) não é recomendado de rotina, pois pode piorar a isquemia miocárdica. Além disso, a entubação endotraqueal é um procedimento invasivo e não é indicada em pacientes que estão conscientes, estáveis e sem insuficiência respiratória grave. No caso descrito, o paciente estava consciente e preocupado, mas não há menção a dificuldade respiratória ou sinais de hipóxia que justifiquem tal medida.
O manejo inicial de um infarto agudo do miocárdio inclui monitorização contínua, administração de AAS, analgesia, nitratos (se não houver contraindicação) e terapia de reperfusão, como a estreptoquinase mencionada no caso. A oxigenoterapia deve ser reservada para pacientes com saturação baixa ou sinais de insuficiência respiratória, e a entubação só é considerada em situações de parada cardiorrespiratória, edema pulmonar grave ou choque cardiogênico refratário.
Portanto, a conduta descrita no item está desalinhada com as recomendações atuais para o tratamento de infarto agudo do miocárdio, reforçando que a resposta correta é E) ERRADO.
Deixe um comentário