Vítima de acidente automobilístico chega ao Pronto Socorro com tetraplegia, isocoria e bradipneia. A terminologia desses sinais referem-se, respectivamente, à paralisia de
Vítima de acidente automobilístico chega ao Pronto Socorro com tetraplegia, isocoria e bradipneia. A terminologia desses sinais referem-se, respectivamente, à paralisia de
- A)um dos lados do corpo, alteração desigual do tamanho das pupilas e diminuição da frequência respiratória.
- B)membros inferiores, pupilas com diâmetros diferentes e aumento da frequência respiratória.
- C)membros superiores e inferiores, pupilas com diâmetros iguais, diminuição da frequência respiratória.
- D)um dos lados do corpo, alteração desigual do tamanho da pupilas e aumento da frequência respiratória.
- E)membros inferiores, pupilas com diâmetros diferentes e aumento da frequência respiratória.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O caso apresentado descreve um paciente vítima de acidente automobilístico que chega ao Pronto Socorro apresentando três sinais clínicos específicos: tetraplegia, isocoria e bradipneia. Para compreender a resposta correta, é necessário analisar cada um desses termos e suas respectivas definições.
Tetraplegia refere-se à paralisia dos quatro membros, ou seja, tanto os membros superiores quanto os inferiores são afetados. Isso elimina as alternativas que mencionam paralisia de apenas um lado do corpo (A e D) ou apenas dos membros inferiores (B e E).
Isocoria indica que as pupilas possuem diâmetros iguais, sem assimetria. Portanto, as opções que citam pupilas com tamanhos diferentes (A, B, D e E) estão incorretas.
Bradipneia é definida como a diminuição da frequência respiratória, descartando as alternativas que mencionam aumento da frequência respiratória (B, D e E).
Dessa forma, a única opção que corresponde corretamente às definições dos termos é a alternativa C), que descreve a tetraplegia como paralisia dos membros superiores e inferiores, isocoria como pupilas com diâmetros iguais e bradipneia como diminuição da frequência respiratória.
Deixe um comentário