Na Atenção Primária à saúde, o processo de trabalho em unidades básicas exige profissionais comprometidos com os usuários. São maneiras de agir no cuidado aos indivíduos, famílias e comunidades, nesse setor, exceto:
em unidades básicas exige profissionais comprometidos
com os usuários.
e comunidades, nesse setor, exceto:
- A)Incentivar práticas promocionais de saúde.
- B)Estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário.
- C)Ampliar o acesso ao nível hospitalar.
- D)Oferecer práticas integrativas em saúde.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Na Atenção Primária à Saúde, o trabalho desenvolvido nas unidades básicas requer profissionais altamente comprometidos com o bem-estar dos usuários. Esse nível de atenção é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como foco principal a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado integral, priorizando ações que fortaleçam o vínculo entre profissionais e comunidade.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção que não condiz com as práticas da Atenção Primária é a C) Ampliar o acesso ao nível hospitalar. Isso porque o objetivo central desse nível de atenção é justamente resolver a maioria das demandas de saúde no próprio território, evitando encaminhamentos desnecessários para serviços de maior complexidade. A Atenção Primária deve atuar como ordenadora do cuidado, garantindo acesso resolutivo e qualificado.
As demais alternativas representam ações essenciais no cotidiano das unidades básicas: A) Incentivar práticas promocionais de saúde está alinhada com o conceito ampliado de saúde; B) Estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário reflete os princípios de humanização do SUS; e D) Oferecer práticas integrativas em saúde faz parte da diversificação de abordagens terapêuticas disponibilizadas à população.
Portanto, a resposta correta é a alternativa C, pois ampliar o acesso ao nível hospitalar contraria a lógica da Atenção Primária, que busca justamente reduzir a necessidade de intervenções hospitalares através de um cuidado proativo e territorializado.
Deixe um comentário