Com base no diagnóstico de saúde da região, a cada semana as equipes de saúde da família (eSF) elegem um tema de saúde que será abordado e discutido com os usuários da unidade básica que aguardam consultas ou procedimentos. Os participantes deste grupo educativo têm a liberdade de se levantarem e saírem à medida que são chamados para o atendimento e, caso desejem, retornarem às discussões ao término de sua consulta. Essa abordagem caracteriza um grupo educativo
tema de saúde que será abordado e discutido com os
usuários da unidade básica que aguardam consultas ou
procedimentos. Os participantes deste grupo educativo
têm a liberdade de se levantarem e saírem à medida que
são chamados para o atendimento e, caso desejem, retornarem às discussões ao término de sua consulta. Essa
abordagem caracteriza um grupo educativo
- A)interativo.
- B)de sala de espera.
- C)de convivência.
- D)aberto.
- E)fechado.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto descreve uma estratégia de educação em saúde realizada por equipes de saúde da família (eSF) nas unidades básicas. A abordagem consiste em eleger temas semanais para discussão com os usuários que aguardam atendimento, permitindo que participem livremente do grupo educativo enquanto esperam sua consulta ou retornem após serem atendidos. Essa dinâmica caracteriza um grupo educativo de sala de espera, conforme indicado pela alternativa correta B).
A natureza desse grupo se diferencia de outras modalidades por sua flexibilidade e contexto específico. Enquanto grupos interativos (A) enfatizam trocas mais dinâmicas, e grupos de convivência (C) focam em relações sociais prolongadas, o modelo descrito se adapta ao fluxo irregular da sala de espera. Também não se configura como grupo aberto (D) ou fechado (E), pois não há processo de inscrição ou término definido, mas sim uma participação circunstancial vinculada ao momento do atendimento.
Essa prática demonstra como os princípios da educação em saúde podem ser aplicados de forma criativa no cotidiano dos serviços, aproveitando espaços ociosos para promover diálogos sobre prevenção e cuidado, sem prejudicar o fluxo assistencial da unidade.
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