As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo atualmente consideradas o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para o óbito. Considerando a importância da equipe de enfermagem na orientação, controle, prevenção e tratamento das DST, analise as seguintes afirmativas acerca das DST e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual ou materno-fetal. Quando o agente causador da doença está presente na corrente sanguínea da gestante, atravessa a barreira placentária atingindo o feto. ( ) As principais formas de transmissão do vírus HIV causador da síndrome da imunodeficiência humana são: sexual, sanguíneo, vertical (materno-fetal) e ocupacional, ocasionada por acidente de trabalho em profissionais de saúde. ( ) A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por duas vias: a via oral e a via sexual e, por causa dessa última forma de transmissão citada, é considerada uma doença sexualmente transmissível. ( ) O HPV é responsável pela doença infecciosa, de transmissão frequentemente sexual, também conhecida como verruga genital ou crista de galo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo atualmente consideradas o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para o óbito.
Considerando a importância da equipe de enfermagem na orientação, controle, prevenção e tratamento das DST, analise as seguintes afirmativas acerca das DST e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual ou materno-fetal. Quando o agente causador da doença está presente na corrente sanguínea da gestante, atravessa a barreira placentária atingindo o feto.
( ) As principais formas de transmissão do vírus HIV causador da síndrome da imunodeficiência humana são: sexual, sanguíneo, vertical (materno-fetal) e ocupacional, ocasionada por acidente de trabalho em profissionais de saúde.
( ) A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por duas vias: a via oral e a via sexual e, por causa dessa última forma de transmissão citada, é considerada uma doença sexualmente transmissível.
( ) O HPV é responsável pela doença infecciosa, de transmissão frequentemente sexual, também conhecida como verruga genital ou crista de galo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
- A)(F) (V) (V) (F)
- B)(F) (F) (F) (V)
- C)(V) (F) (V) (F)
- D)(V) (V) (F) (V)
Resposta:
A alternativa correta é D)
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com impacto significativo na transmissão do HIV e no desenvolvimento de complicações graves quando não tratadas adequadamente. A equipe de enfermagem desempenha um papel fundamental na prevenção, orientação e tratamento dessas doenças, reforçando a importância do conhecimento sobre suas características e formas de transmissão.
Analisando as afirmativas apresentadas:
1. "A sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual ou materno-fetal. Quando o agente causador da doença está presente na corrente sanguínea da gestante, atravessa a barreira placentária atingindo o feto." Esta afirmação é verdadeira (V), pois a sífilis pode ser transmitida tanto por via sexual quanto verticalmente (da mãe para o feto durante a gestação), causando a sífilis congênita.
2. "As principais formas de transmissão do vírus HIV causador da síndrome da imunodeficiência humana são: sexual, sanguíneo, vertical (materno-fetal) e ocupacional, ocasionada por acidente de trabalho em profissionais de saúde." Esta afirmação também é verdadeira (V), já que o HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas, contato com sangue contaminado, de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação, e por acidentes com material perfurocortante em profissionais de saúde.
3. "A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por duas vias: a via oral e a via sexual e, por causa dessa última forma de transmissão citada, é considerada uma doença sexualmente transmissível." Esta afirmação é falsa (F), pois a hepatite B não é transmitida por via oral, mas sim por contato com sangue ou fluidos corporais infectados, relações sexuais desprotegidas e de mãe para filho durante o parto.
4. "O HPV é responsável pela doença infecciosa, de transmissão frequentemente sexual, também conhecida como verruga genital ou crista de galo." Esta afirmação é verdadeira (V), uma vez que o HPV (Papilomavírus Humano) é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar verrugas genitais e está associado a alguns tipos de câncer.
Portanto, a sequência correta é V, V, F, V, correspondente à alternativa D).
Deixe um comentário