Nos últimos anos, tem havido maior atenção nos aspectos ligadosà educação para a saúde e à promoção de mudança de hábitos dapopulação na perspectiva da promoção da saúde. Vários esforçostêm sido realizados no sentido de fomentar o envolvimento da população, de divulgar esclarecimentos sobre uma vida saudável e de promover o treinamento do pessoal de saúde que lida com a clientela. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. O hábito de fumar é o principal fator de risco para doenças do coração, dos vasos sanguíneos e do pulmão. O profissional de saúde deve incentivar o fumante a abolir esse hábito, oferecendo-lhe a opção de diminuir gradativamente o fumo, permitindo-lhe pequenas tragadas ao dia.
Nos últimos anos, tem havido maior atenção nos aspectos ligados
à educação para a saúde e à promoção de mudança de hábitos da
população na perspectiva da promoção da saúde. Vários esforços
têm sido realizados no sentido de fomentar o envolvimento da população, de divulgar esclarecimentos sobre uma vida saudável e de promover o treinamento do pessoal de saúde que lida com a clientela.
A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
O hábito de fumar é o principal fator de risco para doenças do coração, dos vasos sanguíneos e do pulmão. O profissional de saúde deve incentivar o fumante a abolir esse hábito, oferecendo-lhe a opção de diminuir gradativamente o fumo, permitindo-lhe pequenas tragadas ao dia.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Nos últimos anos, tem havido uma crescente preocupação com a educação em saúde e a promoção de mudanças de hábitos na população, visando melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. A conscientização sobre os riscos associados a comportamentos nocivos, como o tabagismo, é fundamental para a promoção da saúde.
O hábito de fumar é, de fato, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, pulmonares e vasculares. No entanto, a estratégia de reduzir gradativamente o consumo de cigarros, permitindo "pequenas tragadas ao dia", não é a abordagem mais eficaz recomendada pelos profissionais de saúde. A orientação atual baseada em evidências científicas indica que a cessação completa e imediata do tabagismo é a medida mais eficiente para reduzir os riscos à saúde.
Portanto, a afirmação de que o profissional de saúde deve incentivar o fumante a diminuir gradativamente o fumo, permitindo pequenas tragadas, está incorreta. A resposta correta para o item apresentado é E) ERRADO, pois a abordagem sugerida não está alinhada com as melhores práticas em saúde pública para o combate ao tabagismo.
Deixe um comentário