“Ao redor do primeiro mês de desenvolvimento embrionário feminino, uma pequena quantidade de células primordiais migra para as gônadas ainda em desenvolvimento e se divide, transformando‐se em ovogônias. As ovogônias começam a entrar na prófase da meiose no terceiro mês, param numa de suas fases, e não progridem para as outras da meiose. Tais células constituem os ovócitos primários.” A fase em que ocorre esse evento é conhecida por:
“Ao redor do primeiro mês de desenvolvimento embrionário feminino, uma pequena quantidade de células
primordiais migra para as gônadas ainda em desenvolvimento e se divide, transformando‐se em ovogônias. As
ovogônias começam a entrar na prófase da meiose no terceiro mês, param numa de suas fases, e não progridem para
as outras da meiose. Tais células constituem os ovócitos primários.” A fase em que ocorre esse evento é conhecida
por:
- A)Zigóteno.
- B)Diacinese.
- C)Diplóteno.
- D)Leptóteno.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O desenvolvimento embrionário feminino é um processo complexo e fascinante, marcado por eventos celulares específicos que garantem a formação dos gametas femininos. Um momento crucial ocorre por volta do terceiro mês de gestação, quando as ovogônias, células precursoras dos óvulos, iniciam a meiose e param em uma fase específica, tornando-se ovócitos primários.
O texto descreve que as ovogônias entram na prófase da meiose e param em uma determinada fase, sem progredir para as etapas subsequentes. Essa pausa ocorre no diplóteno, uma subfase da prófase I da meiose. Durante o diplóteno, os cromossomos homólogos começam a se separar, mas permanecem conectados pelos quiasmas, locais onde ocorreu o crossing-over. Essa é a fase em que os ovócitos primários permanecem até a ovulação, anos mais tarde.
Portanto, a alternativa correta é C) Diplóteno, pois é nessa fase que a meiose é interrompida nos ovócitos primários durante o desenvolvimento embrionário feminino.
Deixe um comentário