Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as informações sobre as etapas necessárias para que ocorra a variabilidade genética em seres vivos com reprodução sexuada.1. Fertilização aleatória. 2. Crossing over na prófase da meiose II. 3. Segregação independente na anáfase da meiose I. 4. Introdução do órgão reprodutor masculino no órgão reprodutor feminino.Está/Estão correta(s) apenas a(s) etapa(s)

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise
as informações sobre as etapas necessárias para
que ocorra a variabilidade genética em seres vivos
com reprodução sexuada.

1. Fertilização aleatória.

2. Crossing over na prófase da meiose II.

3. Segregação independente na anáfase da meiose I.

4. Introdução do órgão reprodutor masculino no órgão
reprodutor feminino.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) etapa(s)

Resposta:

A alternativa correta é B)

O processo de variabilidade genética em seres vivos com reprodução sexuada é fundamental para a evolução e adaptação das espécies. Analisando as etapas apresentadas, podemos identificar quais delas contribuem efetivamente para essa variabilidade.

A fertilização aleatória (etapa 1) é um mecanismo importante, pois garante que os gametas se combinem de forma imprevisível, aumentando a diversidade genética da prole. Já o crossing over na prófase da meiose II (etapa 2) está incorreto, uma vez que esse evento ocorre durante a prófase I da meiose, permitindo a troca de segmentos entre cromátides homólogas e gerando novas combinações de genes.

A segregação independente na anáfase da meiose I (etapa 3) está correta, pois é nessa fase que os pares de cromossomos homólogos se separam aleatoriamente, distribuindo-se de forma independente para os gametas. Por fim, a introdução do órgão reprodutor masculino no feminino (etapa 4) não está diretamente relacionada à variabilidade genética, sendo apenas um passo do processo reprodutivo.

Portanto, as etapas corretas são 1 e 3, correspondendo à alternativa B).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *