Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga. Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá?

Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em
divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a
formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga.
Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas
cromátides, respectivamente, cada célula terá?

Resposta:

A alternativa correta é D)

O tratamento com uma substância que inibe a formação do fuso acromático durante a divisão celular de células embrionárias de drosófila (2n=8) interrompe o processo de divisão, especificamente na metáfase. Nessa fase, os cromossomos já estão duplicados, mas ainda não foram separados para as células-filhas. Portanto, cada cromossomo é composto por duas cromátides-irmãs.

Como a drosófila possui um número diploide de 8 cromossomos (2n=8), na metáfase, antes da separação, a célula terá os mesmos 8 cromossomos, porém cada um deles estará duplicado, totalizando 16 cromátides. A inibição do fuso impede a progressão para a anáfase, mantendo essa configuração.

Assim, após o tratamento, cada célula terá 8 cromossomos (já que a ploidia não se altera) e 16 cromátides (devido à duplicação prévia). A alternativa correta é, portanto, a D) 8 e 16.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *