A maioria das espécies de seres eucariotos que se reproduz sexuadamente apresenta, em seu ciclo de vida, uma alternância entre a meiose e a fertilização. O tempo desses dois eventos nos ciclos de vida varia, dependendo da espécie. No entanto, podemos reconhecer padrões gerais nos ciclos de vida dos principais grupos de eucariotos. Conforme o ciclo, a meiose pode ser classificada como: zigótica, gamética ou espórica. O último tipo de meiose citado é encontrado, por exemplo, em quais organismos e como pode ser caracterizado de forma geral o ciclo desses organismos?
A maioria das espécies de seres eucariotos que se reproduz sexuadamente apresenta, em
seu ciclo de vida, uma alternância entre a meiose e a fertilização. O tempo desses dois
eventos nos ciclos de vida varia, dependendo da espécie. No entanto, podemos reconhecer
padrões gerais nos ciclos de vida dos principais grupos de eucariotos. Conforme o ciclo, a
meiose pode ser classificada como: zigótica, gamética ou espórica.
O último tipo de meiose citado é encontrado, por exemplo, em quais organismos e como
pode ser caracterizado de forma geral o ciclo desses organismos?
- A)Antóceros. Esse tipo caracteriza-se pela alternância de gerações haploide e diploide.O estágio diploide multicelular é chamado de esporófito e nele ocorre a meiose, que produz células haploides chamadas de esporos. Os esporos, por sua vez, dão origem à fase haploide, denominada gametófito que produz gametas e dará origem a próxima geração de esporófitos.
- B)Zigomicetos. Esse tipo caracteriza-se por não produzir gametas, apenas esporos sexuais e assexuais, que são formados nas hifas por mitose, dando origem tanto a descendentes unicelulares quanto a um organismo adulto multicelular haploide. O único estágio diploide encontrado na maioria das espécies é o zigoto unicelular.
- C)Cifozoários. Esse tipo caracteriza-se pela alternância de gerações entre as fases de medusa e pólipo. As medusas produzem gametas haploides, os quais, após fusão, formam um zigoto multicelular diploide. A meiose ocorre nas células germinativas durante a formação dos gametas, que não sofrem mais divisão celular até a fertilização.
- D)Clorofíceas. Esse tipo caracteriza-se pela alternância de gerações em que gametas isogaméticos fusionam-se formando um zigoto haploide. O zigoto sofre mitose e dá origem aos esporófitos diploides, que são morfologicamente iguais aos gametófitos haploides.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A meiose espórica, também conhecida como meiose intermediária, é característica de organismos que apresentam alternância de gerações bem definidas, como os antóceros (alternativa A). Nesse tipo de ciclo de vida, há uma alternância entre uma fase haploide (gametófito) e uma fase diploide (esporófito), sendo esta última responsável pela produção de esporos através da meiose.
Nos antóceros, o esporófito diploide multicelular surge após a fertilização dos gametas haploides produzidos pelo gametófito. Dentro do esporófito, ocorre a meiose, gerando esporos haploides que, ao germinarem, dão origem a novos gametófitos, reiniciando o ciclo. Esse padrão de alternância de gerações é comum em plantas terrestres, incluindo musgos e samambaias, além de algumas algas.
As outras alternativas apresentam características que não correspondem à meiose espórica. Zigomicetos (B) possuem um ciclo de vida predominantemente haploide, com meiose zigótica. Cifozoários (C) apresentam meiose gamética, típica de animais. Já as clorofíceas (D), quando possuem alternância de gerações, geralmente apresentam ciclos com fases morfologicamente distintas, mas a descrição fornecida na alternativa está incorreta quanto à ploidia do zigoto.
Deixe um comentário