Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em notícia publicada no Jornal o Estado de São Paulo sobre as obras de despoluição do Rio Tietê, especialistas falam sobre a redução da mancha de poluição nos últimos oito anos, período no qual foi realizada a segunda fase do projeto de despoluição do rio, que contará com mais duas etapas. Na avaliação do especialista em Recursos Hídricos e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Antônio Camargo, a poluição do Tietê é resultado de um tratamento de esgoto “incipiente”. “O grande problema da poluição do Tietê é que os esgotos não são muito tratados nas Regiões Metropolitana e de Piracicaba. Para a qualidade do rio melhorar, é preciso que essa situação mude”. (Fonte: O Estado de São Paulo, 22 de setembro de 2010). O despejo de esgoto doméstico e industrial nos corpos de água continentais é uma prática comum no Brasil, trazendo diversos problemas ecológicos ao sistema aquático. Entre esses problemas pode-se destacar a proliferação de alguns grupos de microrganismos aquáticos conhecidos como cianobactérias que estão associadas a um fenômeno denominado “bloom” ou floração. Acerca desse assunto, considere as afirmativas a seguir: I. As diferentes causas apontadas para esse aumento aparente de cianobactérias incluem a eutrofização e a redução dos teores de oxigênio dissolvido no corpo de água.II. Os ecossistemas continentais tropicais, devido às altas temperaturas, à limitação da mistura vertical e ao volume relativamente menor de água, favorecem a ocorrência de florações de cianobactérias. III. As cianobactérias, conhecidas como algas vermelhas, são responsáveis por um fenômeno conhecido por maré vermelha que pode ocasionar morte aos organismos aquáticos. IV. As cianobactérias são responsáveis pela produção de metabólitos secundários que conferem sabor e odor característicos à água, além de produzirem toxinas que podem afetar a saúde humana. V. O emprego de algicidas pode ser um meio eficaz de combate à contaminação das águas por cianotoxinas, quando se observam grandes florações já instaladas de cianobactérias, porque matam estes organismos e promovem a desintegração das suas paredes celulares.Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Em notícia publicada no Jornal o Estado de São Paulo sobre as obras de despoluição do Rio Tietê, especialistas falam sobre a redução da mancha de poluição nos últimos oito anos, período no qual foi realizada a segunda fase do projeto de despoluição do rio, que contará com mais duas etapas. Na avaliação do especialista em Recursos Hídricos e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Antônio Camargo, a poluição do Tietê é resultado de um tratamento de esgoto “incipiente”. “O grande problema da poluição do Tietê é que os esgotos não são muito tratados nas Regiões Metropolitana e de Piracicaba. Para a qualidade do rio melhorar, é preciso que essa situação mude”. (Fonte: O Estado de São Paulo, 22 de setembro de 2010).
O despejo de esgoto doméstico e industrial nos corpos de água continentais é uma prática comum no Brasil, trazendo diversos problemas ecológicos ao sistema aquático. Entre esses problemas pode-se destacar a proliferação de alguns grupos de microrganismos aquáticos conhecidos como cianobactérias que estão associadas a um fenômeno denominado “bloom” ou floração. Acerca desse assunto, considere as afirmativas a seguir:

I. As diferentes causas apontadas para esse aumento aparente de cianobactérias incluem a eutrofização e a redução dos teores de oxigênio dissolvido no corpo de água.
II. Os ecossistemas continentais tropicais, devido às altas temperaturas, à limitação da mistura vertical e ao volume relativamente menor de água, favorecem a ocorrência de florações de cianobactérias.
III. As cianobactérias, conhecidas como algas vermelhas, são responsáveis por um fenômeno conhecido por maré vermelha que pode ocasionar morte aos organismos aquáticos.
IV. As cianobactérias são responsáveis pela produção de metabólitos secundários que conferem sabor e odor característicos à água, além de produzirem toxinas que podem afetar a saúde humana.
V. O emprego de algicidas pode ser um meio eficaz de combate à contaminação das águas por cianotoxinas, quando se observam grandes florações já instaladas de cianobactérias, porque matam estes organismos e promovem a desintegração das suas paredes celulares.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto aborda a problemática da poluição do Rio Tietê e suas consequências ecológicas, em especial o fenômeno das florações de cianobactérias. A análise das afirmativas apresentadas revela que apenas as alternativas II e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado (C).

A afirmativa I menciona a eutrofização e a redução de oxigênio como causas do aumento de cianobactérias, o que é parcialmente verdadeiro, mas não está entre as opções corretas no gabarito. Já a afirmativa II está correta ao apontar que ecossistemas tropicais, como os do Brasil, favorecem a ocorrência de florações devido a fatores como temperatura elevada e menor volume de água, características que intensificam a proliferação desses microrganismos.

A afirmativa III é incorreta, pois as cianobactérias não são algas vermelhas — esse termo refere-se a um grupo distinto de organismos. O fenômeno da "maré vermelha" está associado a dinoflagelados, não a cianobactérias. Por outro lado, a afirmativa IV está correta ao destacar que as cianobactérias produzem metabólitos que alteram o sabor e o odor da água, além de toxinas prejudiciais à saúde humana.

Por fim, a afirmativa V é equivocada, pois o uso de algicidas, embora possa eliminar as cianobactérias, não é considerado uma solução eficaz, já que a decomposição desses organismos libera ainda mais toxinas na água, agravando o problema. Portanto, a alternativa C (II e IV) é a única que contém exclusivamente afirmações verdadeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *