“Observando a gradação e a diversidade da estrutura de um pequeno grupo de pássaros intimamente relacionado é realmente possível imaginar que de uma pequena parcela de pássaros no arquipélago, uma espécie tenha sido selecionada e modificada para diferentes fins” (Charles Darwin – O diário do Beagle). Darwin traduziu, há 150 anos, sua compreensão da adaptação dos tentilhões às condições ambientais nas diferentes ilhas em uma teoria completa da evolução, enfatizando a força da seleção natural para garantir que traços mais favoráveis perdurem em sucessivas gerações. A respeito da Teoria da evolução das espécies, analise as proposições: I – A seleção natural atua sobre o organismo como um todo e não sobre suas partes. II – Os organismos estão sendo continuamente selecionados de modo a se adaptarem às condições ambientais nas quais vivem, assim a evolução deverá fazer que as populações se tornem, com o passar do tempo, cada vez mais capazes de sobrevierem nesses ambientes, alcançando, por fim, uma condição ótima na qual os organismos e suas características estarão perfeitamente adaptados à vida nessas condições. III – A diversidade de fenótipos existente em uma população, sobre as quais atua a seleção natural, é mantida por mutação e recombinação gênica. IV – Em um ambiente qualquer os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época da reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar uma diminuição na proporção de indivíduos de maior variabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos. Estão corretas apenas as proposições:
“Observando a gradação e a diversidade da estrutura de um pequeno grupo de pássaros intimamente relacionado é realmente possível imaginar que de uma pequena parcela de pássaros no arquipélago, uma espécie tenha sido selecionada e modificada para diferentes fins” (Charles Darwin – O diário do Beagle). Darwin traduziu, há 150 anos, sua compreensão da adaptação dos tentilhões às condições ambientais nas diferentes ilhas em uma teoria completa da evolução, enfatizando a força da seleção natural para garantir que traços mais favoráveis perdurem em sucessivas gerações.
A respeito da Teoria da evolução das espécies, analise as proposições:
I – A seleção natural atua sobre o organismo como um todo e não sobre suas partes.
II – Os organismos estão sendo continuamente selecionados de modo a se adaptarem às condições ambientais nas quais vivem, assim a evolução deverá fazer que as populações se tornem, com o passar do tempo, cada vez mais capazes de sobrevierem nesses ambientes, alcançando, por fim, uma condição ótima na qual os organismos e suas características estarão perfeitamente adaptados à vida nessas condições.
III – A diversidade de fenótipos existente em uma população, sobre as quais atua a seleção natural, é mantida por mutação e recombinação gênica.
IV – Em um ambiente qualquer os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época da reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar uma diminuição na proporção de indivíduos de maior variabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos.
Estão corretas apenas as proposições:
- A)I e III
- B)I e II
- C)II e III
- D)II e IV
- E)I, II e IV
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trecho citado de Charles Darwin em O Diário do Beagle ilustra a observação fundamental que deu origem à sua Teoria da Evolução por Seleção Natural. Ao analisar os tentilhões das Ilhas Galápagos, Darwin percebeu que pequenas variações nas características dessas aves estavam diretamente relacionadas às condições ambientais de cada ilha. Essa percepção foi o ponto de partida para uma teoria revolucionária que explicava a diversidade da vida como resultado de processos naturais.
A respeito das proposições apresentadas sobre a Teoria da Evolução, a análise correta é:
Proposição I - Correta. A seleção natural atua sobre o organismo como um todo, pois é o indivíduo completo que sobrevive ou não, se reproduz ou não. Embora características específicas possam ser alvo da seleção, é o desempenho geral do organismo que determina seu sucesso reprodutivo.
Proposição II - Incorreta. A evolução não leva a uma condição ótima ou perfeita. O ambiente está em constante mudança e o que é vantajoso hoje pode não ser amanhã. Além disso, existem limitações genéticas e de desenvolvimento que impedem a "perfeição" adaptativa.
Proposição III - Correta. A diversidade fenotípica em uma população, essencial para a ação da seleção natural, é mantida por mutações (que introduzem nova variação) e recombinação gênica (que mistura variações existentes).
Proposição IV - Incorreta. O texto apresenta um erro conceitual: em cada geração, espera-se um aumento, não diminuição, na proporção de indivíduos com características favoráveis, pois esses têm maior probabilidade de sobreviver e se reproduzir.
Portanto, estão corretas apenas as proposições I e III, correspondendo à alternativa A) do gabarito.
Deixe um comentário