Certa planta apresenta variabilidade no formato e na espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e outros com folhas estreitas e finas. Essas características são determinadas geneticamente. As variantes dos genes responsáveis pela variabilidade dessas características da folha originaram-se por
Certa planta apresenta variabilidade no formato e na
espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas
largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem
também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e
outros com folhas estreitas e finas. Essas características são
determinadas geneticamente. As variantes dos genes
responsáveis pela variabilidade dessas características da
folha originaram-se por
- A)seleção natural.
- B)mutação.
- C)recombinação genética.
- D)adaptação.
- E)isolamento geográfico.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A variabilidade genética observada no formato e na espessura das folhas de certa planta, como descrito no texto, é um fenômeno que pode ser explicado por diferentes mecanismos evolutivos. No entanto, a origem das variantes dos genes responsáveis por essas características está diretamente ligada a um processo fundamental: a mutação.
A mutação é a fonte primária de variabilidade genética, pois consiste em alterações aleatórias na sequência do DNA que podem resultar em novas versões de genes. Essas alterações podem surgir espontaneamente ou devido a fatores externos, como radiação ou substâncias químicas. No caso da planta em questão, as diferentes combinações de folhas largas ou estreitas e carnosas ou finas são decorrentes de mutações que afetaram os genes relacionados a essas características.
Embora outros processos, como a recombinação genética (opção C) e a seleção natural (opção A), possam contribuir para a diversidade observada nas populações, eles atuam sobre a variabilidade já existente, e não criam novas variantes genéticas. A adaptação (opção D) é um resultado da seleção natural, enquanto o isolamento geográfico (opção E) pode levar à especiação, mas não é a causa direta da origem de novos alelos.
Portanto, a resposta correta é a opção B) mutação, pois é o mecanismo responsável pelo surgimento das variantes genéticas que determinam a diversidade nas folhas da planta.
Deixe um comentário