Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 18 de maio de 2006, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro publicou o decreto n° 26.516, que dispõe sobre a proibição da comercialização do xaxim e seus artefatos, produzidos a partir da planta Dicksonia sellowiana. Três características dessa planta, que corre o risco de ser extinta, são importantes para a sua classificação: seu sistema de transporte de seiva possibilita auto sustentação; as células diploides no esporângio (órgão que produz os esporos) são transformadas, através da meiose, em haploides; e não possuem sementes. Segundo as informações apresentadas, a Dicksonia sellowiana é uma

Em 18 de maio de 2006, a Câmara Municipal do Rio
de Janeiro publicou o decreto n° 26.516, que dispõe sobre
a proibição da comercialização do xaxim e seus artefatos,
produzidos a partir da planta Dicksonia sellowiana. Três características
dessa planta, que corre o risco de ser extinta,
são importantes para a sua classificação: seu sistema de
transporte de seiva possibilita auto sustentação; as células
diploides no esporângio (órgão que produz os esporos)
são transformadas, através da meiose, em haploides; e não
possuem sementes.

Segundo as informações apresentadas, a Dicksonia sellowiana
é uma

Resposta:

A alternativa correta é D)

Em 18 de maio de 2006, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro publicou o decreto n° 26.516, que proíbe a comercialização do xaxim e seus artefatos, produzidos a partir da planta Dicksonia sellowiana. Essa espécie, ameaçada de extinção, apresenta características marcantes que permitem sua classificação botânica. Entre elas, destacam-se: um sistema de transporte de seiva que garante sua autossustentação, a presença de esporângios que produzem esporos haploides por meiose e a ausência de sementes.

Essas características indicam que a Dicksonia sellowiana pertence ao grupo das pteridófitas (alternativa D). As pteridófitas são plantas vasculares que não produzem sementes, reproduzindo-se por meio de esporos. Elas representam um estágio evolutivo intermediário entre as briófitas (que não possuem vasos condutores) e as gimnospermas e angiospermas (que produzem sementes). A presença de vasos condutores e a reprodução por esporos são traços distintivos das pteridófitas, confirmando a classificação correta da espécie em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *