O vento soprava fraco, dobrando levemente as hastes de uma planta dominante, que mal superava a altura do tornozelo, mas nem sempre era assim. Na maior parte das vezes o deslocamento de ar era intenso e se transformava num jato de uivos poderosos, durante as tempestades de verão. …Açoitadas pelo deslocamento de ar, as hastes se dobravam e se agitavam para liberar o conteúdo das copas, arredondadas como antigas lâmpadas incandescentes. Então as sementes partiam. Cada uma pousaria num ponto distinto, determinadas a perpetuar a espécie, adaptando-se com a disposição de migrantes que desembarcam numa terra estranha. O futuro está ali, não lá, de onde partiram. (Ulisses Capozzoli. Memória da Terra. Scientific American Brasil, janeiro 2010. Adaptado.) O texto retrata uma cena na Terra há alguns milhões de anos. Pode-se dizer que o texto tem por protagonista as_____________ e descreve um processo que lhes permitiu_________ . Os espaços em branco poderiam ser corretamente preenchidos por
O vento soprava fraco, dobrando levemente as hastes de uma
planta dominante, que mal superava a altura do tornozelo, mas
nem sempre era assim. Na maior parte das vezes o deslocamento
de ar era intenso e se transformava num jato de uivos poderosos,
durante as tempestades de verão. …Açoitadas pelo deslocamento
de ar, as hastes se dobravam e se agitavam para liberar o conteúdo
das copas, arredondadas como antigas lâmpadas incandescentes.
Então as sementes partiam. Cada uma pousaria num
ponto distinto, determinadas a perpetuar a espécie, adaptando-se
com a disposição de migrantes que desembarcam numa terra
estranha. O futuro está ali, não lá, de onde partiram.
(Ulisses Capozzoli. Memória da Terra.
Scientific American Brasil,
janeiro 2010. Adaptado.)
O texto retrata uma cena na Terra há alguns milhões de anos.
Pode-se dizer que o texto tem por protagonista as_____________ e
descreve um processo que lhes permitiu_________ .
Os espaços em branco poderiam ser corretamente preenchidos
por
- A)briófitas … manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais
- B)pteridófitas … manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais
- C)pteridófitas … diversificarem-se em várias espécies, algumas delas até os dias atuais
- D)gimnospermas … manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais
- E)gimnospermas … diversificarem-se em várias espécies, algumas delas até os dias atuais
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado descreve um momento crucial na história evolutiva das plantas, retratando um cenário de milhões de anos atrás. A narrativa poética e científica de Ulisses Capozzoli evidencia a resistência e a estratégia de dispersão das sementes, elementos fundamentais para a perpetuação das espécies vegetais.
O protagonista do texto são as gimnospermas, grupo de plantas que inclui coníferas e outras espécies com sementes expostas. A descrição do vento carregando as sementes, que "partiam" determinadas a perpetuar a espécie, ilustra claramente o mecanismo de dispersão característico dessas plantas. A comparação com "migrantes que desembarcam numa terra estranha" reforça a ideia de adaptação e diversificação.
O processo descrito permitiu que essas plantas diversificassem-se em várias espécies, algumas das quais persistem até os dias atuais. Essa interpretação está alinhada com o conhecimento científico sobre a evolução das gimnospermas, que de fato se diversificaram em múltiplas linhagens ao longo de milhões de anos, adaptando-se a diferentes ambientes.
A alternativa correta (E) reconhece tanto o grupo vegetal em questão quanto o processo evolutivo descrito. As outras opções incorrem em erros conceituais: briófitas e pteridófitas não produzem sementes, e a manutenção de uma mesma espécie por milhões de anos contradiz os princípios da evolução biológica.
Esta passagem literário-científica nos oferece, portanto, uma bela metáfora sobre a persistência da vida e os mecanismos evolutivos que permitiram às plantas conquistar praticamente todos os ambientes terrestres.
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