Durante a vida intrauterina, nos testículos humanos, as células diploides, denominadas células germinativas primordiais, passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a várias espermatogônias. As espermatogônias permanecem em repouso nos túbulos seminíferos dos testículos e, na puberdade, aumentam de número e sofrem maturação que continua até a velhice. As espermatogônias por mitose dão origem a espermatócitos primários. O espermatócito primário sofre uma divisão meiótica (meiose I) em dois espermatócitos secundários; cada um desses espermatócitos secundários divide-se em duas espermátides na meiose II. Essas diferenciam-se, através de um processo chamado espermiogênese, em espermatozoides. Esse processo relacionado à reprodução humana denomina-se _________________.Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
germinativas primordiais, passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a várias
espermatogônias. As espermatogônias permanecem em repouso nos túbulos seminíferos dos
testículos e, na puberdade, aumentam de número e sofrem maturação que continua até a
velhice. As espermatogônias por mitose dão origem a espermatócitos primários. O
espermatócito primário sofre uma divisão meiótica (meiose I) em dois espermatócitos
secundários; cada um desses espermatócitos secundários divide-se em duas espermátides na
meiose II. Essas diferenciam-se, através de um processo chamado espermiogênese, em
espermatozoides. Esse processo relacionado à reprodução humana denomina-se
_________________.
- A)Ovogênese
- B)Espermograma
- C)Espermatogênese
- D)Oligospermia
- E)Protandria
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo descrito no texto refere-se à formação de espermatozoides a partir das células germinativas primordiais nos testículos humanos. Esse mecanismo, que se inicia ainda na vida intrauterina e continua durante toda a vida reprodutiva do homem, é conhecido como espermatogênese.
A espermatogênese envolve etapas distintas: a multiplicação das espermatogônias por mitose, a formação de espermatócitos primários e secundários através da meiose, e finalmente a diferenciação das espermátides em espermatozoides maduros durante a espermiogênese. Este processo contrasta com a ovogênese (alternativa A), que ocorre nas mulheres para produção de óvulos.
As demais alternativas não descrevem o processo em questão: espermograma (B) é um exame que avalia os espermatozoides; oligospermia (D) refere-se à baixa concentração de espermatozoides; e protandria (E) é um termo relacionado ao desenvolvimento de características masculinas antes das femininas em algumas espécies.
Portanto, a alternativa correta que preenche a lacuna do texto é C) Espermatogênese, pois este é o termo técnico que designa todo o processo de formação dos gametas masculinos humanos.
Deixe um comentário