Leia o texto e responda a questão.“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 out.2015)Assinale a alternativa que NÃO está correta.
Leia o texto e responda a questão.
“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta
segunda-feira aos investigadores William Campbell e
Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um
tratamento inédito contra as infecções causadas por
parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas
suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra
a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto
Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.
(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa
três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015.
Disponível em: .
Acesso em: 06 out.2015)
Assinale a alternativa que NÃO está correta.
- A)A malária é a doença parasitária que mais mata no mundo e, no Brasil, tem prevalência na região Norte;
- B)A precariedade das estruturas sanitárias (rede de esgoto, destinação de resíduos sólidos, etc), de alguns Estados brasileiros, é a principal causa de alta incidência de malária;
- C)Muitas das doenças causadas por nemátodos podem ser evitadas através de saneamento básico e hábitos de higiene pessoal;
- D)Algumas doenças causadas por nemátodos, bem como a malária, são controladas através do combate aos seus vetores;
- E)Apesar dos nemátodos infectarem, virtualmente, todas as pessoas do planeta e causarem terríveis doenças, os protozoários são os eucariontes que mais matam os seres humanos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O prêmio Nobel da Medicina de 2015 reconheceu importantes avanços no combate a doenças parasitárias, destacando a relevância global dessas enfermidades. A questão apresentada busca identificar a alternativa incorreta entre as afirmações relacionadas ao tema.
A alternativa B) é a incorreta porque a malária não está diretamente associada à precariedade das estruturas sanitárias, como rede de esgoto ou destinação de resíduos sólidos. Essa doença é transmitida principalmente pela picada do mosquito Anopheles infectado, sendo sua incidência mais ligada a fatores ambientais e de controle vetorial do que a condições sanitárias básicas.
As demais alternativas apresentam informações corretas:
- A) A malária de fato é uma das doenças parasitárias mais letais, com maior prevalência na região Norte do Brasil.
- C) As infecções por nemátodos podem ser prevenidas com saneamento básico adequado e higiene pessoal.
- D) Tanto doenças causadas por nemátodos quanto a malária envolvem controle de vetores em suas estratégias de prevenção.
- E) Os protozoários, incluindo o causador da malária, estão entre os eucariontes mais letais para humanos.
Portanto, a resposta correta é B), pois estabelece uma relação equivocada entre infraestrutura sanitária e incidência de malária, desconsiderando o mecanismo de transmissão específico dessa doença.
Deixe um comentário