Continua após a publicidade..
A disenteria amebiana é uma inflamação do intestino grosso manifestada por cólicas e fezes liquefeitas, geralmente com muco e sangue. É uma doença causada pela ameba, por isso, esse tipo de disenteria é conhecido também por amebíase. Das alternativas descritas a seguir, assinale a que se caracteriza por ser o modo de transmissão da amebíase.
A disenteria amebiana é uma inflamação do intestino grosso manifestada por cólicas e fezes liquefeitas, geralmente
com muco e sangue. É uma doença causada pela ameba, por isso, esse tipo de disenteria é conhecido também por
amebíase. Das alternativas descritas a seguir, assinale a que se caracteriza por ser o modo de transmissão da
amebíase.
com muco e sangue. É uma doença causada pela ameba, por isso, esse tipo de disenteria é conhecido também por
amebíase. Das alternativas descritas a seguir, assinale a que se caracteriza por ser o modo de transmissão da
amebíase.
- A)Ingestão de cistos do parasita presentes nas fezes de gato.
- B)Ingestão de alimentos ou água contaminada por fezes que contenham cistos do ciliado.
- C)Ingestão de alimentos ou água contaminada por fezes que contenham cistos do parasita.
- D)Ingestão de alimentos ou água contaminada por fezes que contenham cistos do flagelado.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A disenteria amebiana, também conhecida como amebíase, é uma doença intestinal causada pelo parasita Entamoeba histolytica. Sua principal forma de transmissão ocorre por meio da ingestão de cistos do parasita presentes em alimentos ou água contaminados por fezes humanas infectadas. Esses cistos são resistentes ao ambiente externo e, ao serem ingeridos, liberam formas ativas do parasita no intestino, levando à inflamação e aos sintomas característicos, como cólicas e diarreia com muco e sangue.
Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a C), pois descreve precisamente o modo de transmissão da amebíase: a ingestão de alimentos ou água contaminados por fezes contendo cistos do parasita. As demais alternativas estão incorretas, seja por mencionar animais não envolvidos no ciclo (como gatos) ou por citar tipos de protozoários que não causam a doença (ciliados e flagelados).
A prevenção da amebíase está diretamente relacionada a medidas de saneamento básico, higiene pessoal e consumo de água tratada. Lavar bem os alimentos, evitar o contato com fezes humanas e garantir o tratamento adequado da água são práticas essenciais para reduzir a disseminação dessa infecção.
Deixe um comentário