Em relação à doença conhecida no Brasil por AIDS, causada pelo vírus HIV, é correto afirmar que:
Em relação à doença conhecida no Brasil por AIDS, causada pelo vírus HIV, é correto
afirmar que:
- A)o vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais sem uso de preservativo, contato com suor, lágrimas e outras secreções do corpo.
- B)durante a gestação, a mãe diagnosticada como soropositiva para HIV não pode fazer uso dos medicamentos retrovirais, pois estes podem causar malformações no embrião ou feto.
- C)nos próximos anos, teremos vacinas anti-HIV com alta taxa de eficácia, tendo em vista que o vírus apresenta uma pequena taxa de mutação.
- D)usualmente, o HIV não apresenta sintomas de sua presença logo que se instala no organismo, podendo permanecer assintomático por cerca de até 10 anos, período durante o qual não ocorre transmissão do vírus.
- E)essa síndrome se caracteriza por um conjunto de infecções oportunistas que surgem devido à queda da imunidade, ocasionada principalmente pela redução no número de linfócitos T auxiliadores, que são destruídos pelo HIV.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Em relação à doença conhecida no Brasil por AIDS, causada pelo vírus HIV, é correto afirmar que:
A alternativa E) está correta, pois a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) se caracteriza por um conjunto de infecções oportunistas que surgem devido à queda drástica da imunidade. Isso ocorre porque o vírus HIV ataca e destrói os linfócitos T auxiliadores (CD4), células fundamentais para o sistema imunológico. Conforme a doença progride, o organismo fica vulnerável a infecções e doenças que normalmente seriam combatidas com facilidade.
As demais alternativas estão incorretas:
- A) O HIV não é transmitido por suor, lágrimas ou outras secreções não-infectantes. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas, transfusão de sangue contaminado ou de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.
- B) Mulheres grávidas soropositivas devem fazer uso de antirretrovirais para reduzir o risco de transmissão vertical (para o bebê). O tratamento adequado diminui significativamente as chances de infecção do feto e não está associado a malformações quando acompanhado por um médico.
- C) Ainda não existem vacinas eficazes contra o HIV devido à alta taxa de mutação do vírus, que dificulta a criação de uma imunização duradoura. Pesquisas continuam em andamento, mas uma solução definitiva ainda não está disponível.
- D) Embora o HIV possa permanecer assintomático por anos (período de latência), a transmissão pode ocorrer mesmo sem sintomas, pois o vírus está presente em fluidos corporais como sangue, sêmen e secreções vaginais.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E), que descreve com precisão a relação entre o HIV, a destruição dos linfócitos T CD4 e o surgimento de infecções oportunistas que definem a AIDS.
Deixe um comentário