A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos. Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:
A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que
produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção
dos gametas masculinos.
Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas.
Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter,
respectivamente, os seguintes números de cromossomos:
- A)28 – 14
- B)14 – 28
- C)28 – 28
- D)14 – 14
Resposta:
A alternativa correta é A)
O processo de reprodução nos animais do sexo masculino é marcado por uma sequência de divisões celulares que resultam na formação dos gametas masculinos, os espermatozoides. Esse processo, conhecido como espermatogênese, envolve etapas específicas, como a formação de espermatócitos primários e secundários, que são cruciais para a produção de células haploides a partir de células diploides.
No caso de um macho adulto diploide com 28 cromossomos em suas células somáticas, a espermatogênese segue um padrão bem definido. Os espermatócitos primários são formados durante a primeira etapa da meiose e mantêm o mesmo número de cromossomos da célula original, ou seja, 28 cromossomos. Já os espermatócitos secundários são produzidos após a primeira divisão meiótica, que reduz o número de cromossomos pela metade, resultando em células com 14 cromossomos.
Portanto, a alternativa correta é a A) 28 – 14, pois reflete corretamente a quantidade de cromossomos presentes nos espermatócitos primários e secundários durante o processo de espermatogênese.
Deixe um comentário