Com relação à reprodução, o genitor ou genitores transmitem aos descendentes informações sobre as características da espécie. Assim, a transmissão das informações codificadas de geração para geração constitui a hereditariedade. Geralmente todas as informações para o funcionamento das células eucarióticas, bem como do organismo, estão inscritas nos cromossomos. Quanto aos cromossomos, leia o texto a seguir: O número de cromossomos varia entre as espécies. Por exemplo, na espécie humana há _________ de cromossomos, sendo a maior parte denominada ________________. Nas células corporais, denominadas células somáticas, têm ___ cromossomos no núcleo; já o gameta, óvulo ou espermatozoide, possui ______________. Assinale a alternativa CORRETA que completa o texto acima
aos descendentes informações sobre as características da
espécie. Assim, a transmissão das informações codificadas de
geração para geração constitui a hereditariedade. Geralmente
todas as informações para o funcionamento das células
eucarióticas, bem como do organismo, estão inscritas nos
cromossomos. Quanto aos cromossomos, leia o texto a seguir:
exemplo, na espécie humana há _________ de cromossomos,
sendo a maior parte denominada ________________. Nas
células corporais, denominadas células somáticas, têm ___
cromossomos no núcleo; já o gameta, óvulo ou espermatozoide,
possui ______________.
- A)23 tipos; autossomos; 24; 2 cromossomos.
- B)23 tipos; homólogos; 46; 23 cromossomos.
- C)24 tipos; homólogos; 23; 2 cromossomos.
- D)24 tipos; autossomos; 46; 23 cromossomos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda conceitos fundamentais da genética, em especial a hereditariedade e a organização cromossômica nas células humanas. A hereditariedade é o processo pelo qual as informações genéticas são transmitidas de uma geração para outra, garantindo a perpetuação das características da espécie. Essas informações estão codificadas nos cromossomos, estruturas presentes no núcleo das células eucarióticas.
No caso da espécie humana, o número e o tipo de cromossomos seguem um padrão específico. O texto menciona que há 24 tipos de cromossomos, sendo a maior parte deles classificada como autossomos, ou seja, cromossomos não sexuais. Nas células somáticas, que compõem a maior parte do corpo humano, encontramos 46 cromossomos no núcleo, organizados em pares homólogos. Já nos gametas, como óvulos e espermatozoides, o número é reduzido pela metade (23 cromossomos), devido ao processo de meiose, que garante a variabilidade genética na reprodução sexuada.
Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a letra D), que afirma: "24 tipos; autossomos; 46; 23 cromossomos". Essa opção está de acordo com os conhecimentos consolidados da genética humana, que indicam 22 pares de autossomos e 1 par de cromossomos sexuais (XX ou XY), totalizando 23 pares ou 46 cromossomos nas células somáticas. Nos gametas, como mencionado, há apenas 23 cromossomos, resultado da separação dos pares homólogos durante a meiose.
Portanto, a alternativa D) é a única que preenche corretamente as lacunas do texto, alinhando-se com os princípios da genética humana e a organização cromossômica característica da nossa espécie.
Deixe um comentário