Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

      Em uma pesquisa, observou-se que duas cepas de fungos, que cresceram a partir do fundo do tubo de cultura, eram capazes de degradar poliuretano, devido à produção de uma enzima capaz de enfraquecer as ligações químicas desse composto.                                              Internet: <www.estadao.com.br>  (com adaptações). Considerando o tema do fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item subsequente.Para a obtenção da enzima responsável pelo enfraquecimento das ligações químicas do poliuretano, é necessário empregar métodos bioquímicos que provoquem a lise celular desses microrganismos, visto que, nos fungos, a digestão ocorre no interior dos lisossomos. 

      Em uma pesquisa, observou-se que duas cepas de fungos,
que cresceram a partir do fundo do tubo de cultura, eram capazes
de degradar poliuretano, devido à produção de uma enzima capaz
de enfraquecer as ligações químicas desse composto.

                                             Internet: <www.estadao.com.br>  (com adaptações).

Considerando o tema do fragmento de texto acima e os múltiplos
aspectos que ele suscita, julgue o item subsequente.

Para a obtenção da enzima responsável pelo enfraquecimento
das ligações químicas do poliuretano, é necessário empregar
métodos bioquímicos que provoquem a lise celular desses
microrganismos, visto que, nos fungos, a digestão ocorre no
interior dos lisossomos. 

Resposta:

A alternativa correta é E)

O fragmento de texto apresentado aborda a capacidade de duas cepas de fungos de degradar poliuretano por meio da produção de uma enzima específica. Esse processo ocorre devido à ação enzimática sobre as ligações químicas do material, enfraquecendo-as e permitindo sua decomposição. No entanto, o item a ser julgado afirma que, para obter essa enzima, seria necessário empregar métodos bioquímicos que provoquem a lise celular dos fungos, justificando que nesses organismos a digestão ocorre no interior dos lisossomos.

Essa afirmação está incorreta, conforme indicado pelo gabarito (E). A principal razão para o erro reside no fato de que os fungos não possuem lisossomos, organelas típicas de células animais. Em vez disso, os fungos realizam a digestão extracelular, secretando enzimas para o ambiente externo, onde ocorre a degradação de compostos orgânicos, como o poliuretano. Portanto, a enzima responsável por essa degradação já está presente no meio de cultura, sem a necessidade de lise celular para sua obtenção.

Além disso, a produção enzimática em fungos geralmente está associada a processos metabólicos adaptativos, em resposta à presença de substratos específicos no ambiente. Dessa forma, a enzima em questão já é secretada naturalmente pelos fungos para atuar sobre o poliuretano, tornando desnecessária a ruptura das células para sua extração. O entendimento correto da fisiologia dos fungos e de seus mecanismos digestivos é essencial para evitar equívocos como o apresentado no item.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *