Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Diversas doenças que acometem os seres humanos são causadas por microrganismos. Duas doenças muito comuns são o tétano e a candidíase oral, que são causadas por bactéria e fungo, respectivamente. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por cortes na pele com objetos contaminados. Já a candidíase oral, também chamada de “Sapinho”, é causada principalmente pelo fungo Candida albicans, que é encontrado na nossa flora microbiana. No entanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido, a população de fungos aumenta causando infecções na boca. Sendo assim, assinale a opção que apresenta, respectivamente, características de bactérias e fungos.

Diversas doenças que acometem os seres humanos são
causadas por microrganismos. Duas doenças muito
comuns são o tétano e a candidíase oral, que são
causadas por bactéria e fungo, respectivamente. O tétano
é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode
penetrar no organismo por cortes na pele com objetos
contaminados. Já a candidíase oral, também chamada de
“Sapinho”, é causada principalmente pelo fungo Candida
albicans
, que é encontrado na nossa flora microbiana. No
entanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido,
a população de fungos aumenta causando infecções na
boca. Sendo assim, assinale a opção que apresenta,
respectivamente, características de bactérias e fungos.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O estudo das doenças causadas por microrganismos é fundamental para compreender suas características e formas de prevenção. O tétano e a candidíase oral são exemplos de enfermidades provocadas por bactérias e fungos, respectivamente, cada um com suas particularidades biológicas.

A bactéria Clostridium tetani, causadora do tétano, apresenta uma estrutura unicelular e procarionte, ou seja, não possui núcleo definido. Além disso, possui parede celular bacteriana, uma característica marcante desse grupo de organismos. Já o fungo Candida albicans, responsável pela candidíase oral, também é unicelular, mas possui organização eucarionte (com núcleo verdadeiro) e sua parede celular é composta por quitina.

Analisando as alternativas apresentadas, a opção A é a única que descreve corretamente essas características: "Unicelular, procarionte com parede bacteriana / unicelular, eucarionte com parede de quitina". As demais alternativas apresentam combinações incorretas, como atribuir multicelularidade a bactérias ou procariontes a fungos, ou ainda citar composições de parede celular que não correspondem à realidade desses microrganismos.

Portanto, o conhecimento sobre a estrutura básica desses agentes patogênicos é essencial tanto para a compreensão das doenças que causam quanto para o desenvolvimento de tratamentos eficazes contra elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *