Na situação de uma pessoa subindo uma escada, além do trabalho do peso (força externa), deve-se considerar o trabalho da força muscular da pessoa (força interna). Relacionando o teorema da energia cinética e as características dos tecidos musculares, assinale o que for correto. A fonte de energia para a contração muscular envolvida na subida da escada é proveniente das moléculas de ATP, geradas na respiração celular.
além do trabalho do peso (força externa), deve-se
considerar o trabalho da força muscular da pessoa
(força interna). Relacionando o teorema da energia
cinética e as características dos tecidos
musculares, assinale o que for correto.
envolvida na subida da escada é proveniente
das moléculas de ATP, geradas na respiração
celular.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Na situação de uma pessoa subindo uma escada, além do trabalho realizado pelo peso (força externa), é fundamental considerar o trabalho realizado pela força muscular (força interna). Ao analisar esse cenário sob a perspectiva do teorema da energia cinética e das características dos tecidos musculares, podemos afirmar que a fonte de energia para a contração muscular é, de fato, proveniente das moléculas de ATP, geradas durante a respiração celular.
O ATP (adenosina trifosfato) atua como a principal molécula energética nas células, sendo essencial para os processos de contração muscular. Durante a subida da escada, os músculos realizam trabalho mecânico, convertendo energia química em energia mecânica. Essa energia é obtida por meio da quebra do ATP em ADP (adenosina difosfato) e fosfato inorgânico, liberando energia para a contração das fibras musculares.
Portanto, a afirmação de que a fonte de energia para a contração muscular na subida da escada vem das moléculas de ATP produzidas na respiração celular está correta. Esse processo é um exemplo claro da aplicação dos princípios da bioenergética e da termodinâmica no funcionamento do corpo humano.
Deixe um comentário