Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O potencial de ação (PA) gerado nas células nervosas é propagado rapidamente permitindo a comunicação entre uma célula pré-sináptica e outra pós-sináptica. Sobre o assunto marque a alternativa INCORRETA.

O potencial de ação (PA) gerado nas células nervosas é propagado rapidamente permitindo a comunicação
entre uma célula pré-sináptica e outra pós-sináptica. Sobre o assunto marque a alternativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O potencial de ação (PA) é um fenômeno essencial para a comunicação entre neurônios, permitindo a transmissão rápida de sinais elétricos ao longo do axônio e a comunicação sináptica. Analisando as alternativas apresentadas, é possível identificar a afirmação incorreta, que corresponde à alternativa D).

A alternativa A) descreve corretamente o mecanismo de despolarização e repolarização durante o PA. Quando o potencial limiar é atingido, os canais de Na+ voltagem-dependentes se abrem, permitindo a entrada de Na+ e invertendo temporariamente a polaridade da membrana. Em seguida, os canais de K+ se abrem, restaurando o potencial de repouso.

A alternativa B) explica com precisão o processo de liberação de neurotransmissores na sinapse. O PA que chega ao terminal axônico promove a entrada de Ca²+, que desencadeia a exocitose das vesículas sinápticas, liberando neurotransmissores na fenda sináptica para ativar receptores pós-sinápticos.

A alternativa C) está correta ao afirmar que anestésicos locais bloqueiam os canais de Na+, impedindo a geração do PA e, consequentemente, a percepção da dor. Esse é o princípio de ação de muitos fármacos anestésicos.

A alternativa D) é a incorreta, pois inverte a distribuição iônica do Na+ e K+. Na realidade, o K+ tem alta concentração intracelular e baixa extracelular, enquanto o Na+ apresenta o padrão oposto. O gradiente eletroquímico favorece a entrada passiva de Na+ e a saída de K+, e não o contrário, como afirmado.

Por fim, a alternativa E) está correta ao destacar o papel da bainha de mielina na aceleração da condução do PA e as consequências de sua degradação em doenças desmielinizantes, como a esclerose múltipla.

Portanto, a alternativa D) é a única que apresenta uma informação incorreta sobre a distribuição iônica e os gradientes eletroquímicos envolvidos no potencial de ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *