Algumas espécies da subfamília Culicinae são vetores de filariose bancroftiana e brugiana. No Brasil, a filariose bancroftiana é mais relevante epidemiologicamente e a maioria dos casos hoje ocorre na Região Metropolitana do Recife. Sobre o ciclo de vida de Wuchereria bancrofti nos culicídeos, assinale a afirmativa correta.
Algumas espécies da subfamília Culicinae são vetores de
filariose bancroftiana e brugiana. No Brasil, a filariose
bancroftiana é mais relevante epidemiologicamente e a
maioria dos casos hoje ocorre na Região Metropolitana do
Recife. Sobre o ciclo de vida de Wuchereria bancrofti nos
culicídeos, assinale a afirmativa correta.
- A)Os mosquitos ingerem o adulto de W. bancrofti e este se aloja na parede do intestino, onde ocorre reprodução sexuada. O mosquito é o hospedeiro definitivo.Os mosquitos ingerem a larva microfilária de W. bancrofti e esta se aloja nas glândulas salivares, amadurece sexualmente e produz ovos, que
- B)Os mosquitos ingerem a larva microfilária de W. bancrofti e esta se aloja nas glândulas salivares, amadurece sexualmente e produz ovos, que são infectivos. O mosquito é o hospedeiro definitivo.
- C)Os mosquitos ingerem o ovo de W. bancrofti e este se aloja nas glândulas salivares, eclode e as larvas infectivas amadurecem. O mosquito é o hospedeiro intermediário.
- D)Os mosquitos ingerem o ovo de W. bancrofti e este se aloja nas glândulas salivares, eclode e as larvas infectivas amadurecem. O mosquito é o hospedeiro definitivo.
- E)Os mosquitos ingerem a larva microfilária de W. bancrofti e esta se aloja na musculatura torácica do animal e sofre mudas até o estágio infectivo. O mosquito é o hospedeiro intermediário.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto aborda a transmissão da filariose bancroftiana por mosquitos da subfamília Culicinae, com foco no ciclo de vida do parasita Wuchereria bancrofti nesses vetores. A questão apresenta cinco alternativas sobre como ocorre o desenvolvimento do parasita no mosquito, sendo a alternativa E a correta.
De acordo com o ciclo biológico de W. bancrofti, os mosquitos ingerem as microfilárias durante o repasto sanguíneo em um hospedeiro humano infectado. Essas microfilárias migram para a musculatura torácica do mosquito, onde sofrem mudas até atingirem o estágio infectivo (L3). Posteriormente, as larvas migram para as peças bucais do mosquito, prontas para serem transmitidas a um novo hospedeiro durante outra picada.
O mosquito atua como hospedeiro intermediário, pois nele ocorre apenas o desenvolvimento larval do parasita, sem reprodução sexuada. A reprodução de W. bancrofti ocorre exclusivamente no hospedeiro definitivo (o ser humano). Portanto, a alternativa E está correta ao afirmar que as microfilárias se alojam na musculatura torácica do mosquito e que este é o hospedeiro intermediário.
As demais alternativas apresentam informações incorretas sobre o ciclo do parasita, como localização errada do desenvolvimento (glândulas salivares ou intestino), estágios equivocados (ovos em vez de microfilárias) ou confusão entre hospedeiro definitivo e intermediário.
Deixe um comentário