Dentre as 59 espécies de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, destaca-se uma espécie do gênero Poecilia, peixe de fundamental importância na cadeia alimentar desse ambiente, que exige uma taxa mínima de oxigênio para a manutenção de seu metabolismo respiratório e foi muito utilizado para o combate às larvas de mosquitos responsáveis por várias doenças. Esta espécie apresenta carregador interno obrigatório: nos machos, o terceiro ou quarto raio da nadadeira anal se fundem, formando o gonopódio; as fêmeas levam dentro de seus corpos os embriões e/ou jovens durante seu desenvolvimento. Apresentam várias modificações no sistema reprodutivo, como por exemplo, tamanho dos embriões, tamanho dos jovens recém-nascidos, quantidade de suplemento nutricional da mãe para os embriões, grau de desenvolvimento placentário e de superfetação, variações no intervalo e períodos de gestação da prole, duração do período reprodutivo e duração da vida reprodutiva, mudando assim o conjunto de estratégias reprodutivas utilizadas. (adaptado de http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v18n4/v18n4a01.pdf) A espécie de peixe citada no texto é de fecundação:
Dentre as 59 espécies de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, destaca-se uma espécie do gênero Poecilia, peixe de fundamental importância na cadeia alimentar desse ambiente, que exige uma taxa mínima de oxigênio para a manutenção de seu metabolismo respiratório e foi muito utilizado para o combate às larvas de mosquitos responsáveis por várias doenças. Esta espécie apresenta carregador interno obrigatório: nos machos, o terceiro ou quarto raio da nadadeira anal se fundem, formando o gonopódio; as fêmeas levam dentro de seus corpos os embriões e/ou jovens durante seu desenvolvimento. Apresentam várias modificações no sistema reprodutivo, como por exemplo, tamanho dos embriões, tamanho dos jovens recém-nascidos, quantidade de suplemento nutricional da mãe para os embriões, grau de desenvolvimento placentário e de superfetação, variações no intervalo e períodos de gestação da prole, duração do período reprodutivo e duração da vida reprodutiva, mudando assim o conjunto de estratégias reprodutivas utilizadas. (adaptado de http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v18n4/v18n4a01.pdf)
A espécie de peixe citada no texto é de fecundação:
- A)interna e vivípara.
- B)externa e ovípara.
- C)externa e vivípara.
- D)interna e ovípara.
- E)externa e ovovivípara.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O texto descreve uma espécie do gênero Poecilia, encontrada na Lagoa Rodrigo de Freitas, destacando suas características reprodutivas e ecológicas. A espécie em questão apresenta fecundação interna, evidenciada pela presença do gonopódio nos machos, uma estrutura especializada para a transferência de espermatozoides. Além disso, as fêmeas carregam os embriões e/ou jovens dentro de seus corpos durante o desenvolvimento, caracterizando um processo de viviparidade, no qual os embriões recebem nutrição diretamente da mãe.
Essas características eliminam as possibilidades de fecundação externa (opções B, C e E), já que o texto menciona claramente a presença de estruturas adaptadas para a cópula interna. A viviparidade também descarta a oviparidade (opção D), pois os embriões não são liberados em ovos, mas sim retidos e nutridos no interior do corpo da fêmea até o nascimento.
Portanto, a alternativa correta é A) interna e vivípara, pois o texto descreve um sistema reprodutivo com fecundação interna e desenvolvimento embrionário dentro do organismo materno, com suporte nutricional direto.
Deixe um comentário