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A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não excluiu processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer que a história da conquista representa, para os índios, uma sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de uma história de contatos e mudanças, que tem início no século X d.C. e continua até hoje. Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Com base no trecho acima, é correto afirmar que

A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não
excluiu processos de reconstrução e recriação cultural
conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer
que a história da conquista representa, para os índios, uma
sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade
cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação
brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição
estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de
uma história de contatos e mudanças, que tem início no
século X d.C. e continua até hoje.

Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil.
Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

Com base no trecho acima, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é B)

Com base no trecho apresentado, a alternativa correta é a letra B, pois o texto de Carlos Fausto destaca a capacidade de resistência e adaptação dos povos indígenas, em especial a cultura xinguana, que mesmo após séculos de contato e mudanças, manteve sua distintividade cultural. O autor refuta a ideia de uma história linear de perdas, apontando para processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos próprios indígenas.

A alternativa A está incorreta, pois o texto não minimiza a violência do processo colonizador, apenas ressalta que ele não resultou em uma extinção cultural passiva. A alternativa C é falsa, já que o autor afirma que a cultura indígena não foi extinta, mas sim transformada. A alternativa D também está errada, porque o texto deixa claro que a cultura xinguana foi afetada pelo contato, ainda que tenha se reinventado. Por fim, a alternativa E é incorreta, pois o texto não nega a relação entre colonização e perdas indígenas, mas complexifica essa narrativa ao mostrar a agência dos povos originários.

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