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Leia o segmento abaixo, do escritor indígena Ailton Krenak. Os fatos e a história recente dos últimos 500 anos têm indicado que o tempo desse encontro entre as nossas culturas é um tempo que acontece e se repete todo dia. Não houve um encontro entre as culturas dos povos do Ocidente e a cultura do continente americano numa data e num tempo demarcado que pudéssemos chamar de 1500 ou de 1800. Estamos convivendo com esse contato desde sempre. KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Funarte, Companhia das Letras, 1999. p. 25. Considerando a história indígena no Brasil, a principal ideia contida no segmento é 

Leia o segmento abaixo, do escritor indígena
Ailton Krenak.

Os fatos e a história recente dos últimos 500 anos
têm indicado que o tempo desse encontro entre
as nossas culturas é um tempo que acontece e se
repete todo dia. Não houve um encontro entre as
culturas dos povos do Ocidente e a cultura do
continente americano numa data e num tempo
demarcado que pudéssemos chamar de 1500 ou
de 1800. Estamos convivendo com esse contato
desde sempre.

KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In:
NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do
Ocidente
. São Paulo: Funarte, Companhia das
Letras, 1999. p. 25.

Considerando a história indígena no Brasil, a
principal ideia contida no segmento é 

Resposta:

A alternativa correta é E)

O segmento do escritor indígena Ailton Krenak apresenta uma reflexão profunda sobre a natureza do encontro entre as culturas ocidentais e os povos originários das Américas. Ao afirmar que esse encontro não se limita a uma data específica, como 1500 ou 1800, mas é um processo contínuo que se repete diariamente, Krenak destaca a ideia de uma continuidade histórica nas relações entre esses grupos. Essa perspectiva desafia a visão tradicional de um "descobrimento" pontual, enfatizando, em vez disso, um contato permanente e dinâmico que molda tanto as sociedades indígenas quanto as ocidentais.

A principal ideia do texto, portanto, não é negar a conquista europeia (alternativa A), mas sim reconhecer que o processo de interação cultural é contínuo e ininterrupto. Também não há menção à ausência de transformação social (B), exclusão dos povos americanos (C) ou estagnação do continente (D). A alternativa correta, E), capta justamente essa noção de que o contato entre culturas não é um evento isolado, mas um fenômeno histórico em constante renovação.

Essa visão ressalta a resistência e a adaptação dos povos indígenas ao longo dos séculos, mostrando como suas culturas seguem vivas e em diálogo – muitas vezes conflituoso – com a sociedade dominante. Krenak nos convida a perceber que o "encontro" não acabou em 1500: ele se refaz a cada dia, nas lutas, nas trocas e na coexistência entre mundos distintos.

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