A distribuidora de combustíveis YYZ estima que 35% dos consumidores de combustíveis estejam interessados em utilizar etanol. Desse percentual de consumidores de etanol, apenas 10% compra combustível da YYZ. Esse grupo de consumidores pode ser classificado, pela distribuidora YYZ, como mercado
A distribuidora de combustíveis YYZ estima que 35% dos consumidores de combustíveis estejam interessados em utilizar etanol. Desse percentual de consumidores de etanol, apenas 10% compra combustível da YYZ. Esse grupo de consumidores pode ser classificado, pela distribuidora YYZ, como mercado
- A)penetrado.
- B)alvo.
- C)servido.
- D)disponível.
- E)disponível qualificado.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A distribuidora de combustíveis YYZ estima que 35% dos consumidores de combustíveis estejam interessados em utilizar etanol. Desse percentual de consumidores de etanol, apenas 10% compra combustível da YYZ. Esse grupo de consumidores pode ser classificado, pela distribuidora YYZ, como mercado penetrado.
O mercado penetrado refere-se à parcela do mercado total que já consome o produto ou serviço de uma determinada empresa. No caso da YYZ, os 10% que já adquirem etanol da distribuidora representam justamente essa fatia do mercado que já foi "penetrada" pela empresa, ou seja, clientes que efetivamente compram seu produto.
As outras opções não se aplicam ao contexto:
- B) Alvo: Seria o grupo que a empresa deseja atingir, mas não necessariamente já consome.
- C) Servido: Pode ser interpretado como o mercado atendido, mas não é o termo técnico correto.
- D) Disponível: Refere-se ao mercado potencial que tem interesse no produto, mas não necessariamente compra da empresa.
- E) Disponível qualificado: Seria o mercado com interesse e capacidade de compra, mas ainda não consumidor.
Portanto, a resposta correta é A) penetrado, pois descreve os consumidores que já são clientes da YYZ no segmento de etanol.
Deixe um comentário