Em função de uma recente revisão de sua estratégia empresarial, a Companhia X, uma multinacional do setor de petróleo e derivados, está cogitando aproximar-se do público em geral, angariando simpatia dos consumidores brasileiros para a sua marca – um primeiro passo para uma futura venda de seus produtos para consumidores individuais. A empresa quer encomendar uma pesquisa que lhe permita saber como é vista pelo público, qual a imagem que a sua marca tem junto aos consumidores, como eles vêem a atuação de uma Companhia de petróleo como patrocinadora de iniciativas sociais, que tipos de atuação (patrocínio ou outras) são bem aceitas pelo público, etc. Para obter informações dessa natureza, o tipo de pesquisa adequado é o(a):
Em função de uma recente revisão de sua estratégia empresarial, a Companhia X, uma multinacional do setor de petróleo e derivados, está cogitando aproximar-se do público em geral, angariando simpatia dos consumidores brasileiros para a sua marca – um primeiro passo para uma futura venda de seus produtos para consumidores individuais. A empresa quer encomendar uma pesquisa que lhe permita saber como é vista pelo público, qual a imagem que a sua marca tem junto aos consumidores, como eles vêem a atuação de uma Companhia de petróleo como patrocinadora de iniciativas sociais, que tipos de atuação (patrocínio ou outras) são bem aceitas pelo público, etc. Para obter informações dessa natureza, o tipo de pesquisa adequado é o(a):
- A)exploratório, pois essa é a forma, por excelência, de descobrir idéias e percepções dos consumidores, além de identificar áreas para um posterior estudo mais aprofundado.
- B)levantamento, pois ele permite quantificar as hipóteses propostas pela empresa, indicando freqüências com que certos fenômenos ocorrem, bem como possíveis relações entre variáveis.
- C)experimento, graças ao maior grau de confiabilidade que esse tipo de pesquisa confere aos resultados, fruto da observação de um comportamento do consumidor, em comparação com a coleta de seu depoimento abertamente manifestado
- D)teste de marketing, pois assim a empresa pode lançar uma determinada iniciativa em um mercado-teste, avaliar a resposta dos consumidores nessa região específica e julgar se cabe ou não a extensão geográfica da iniciativa.
- E)análise de dados secundários, pois a empresa, a custos comparativamente baixos, consegue as informações de seu interesse por meio de uma leitura crítica de dados já apurados em outras pesquisas, o que dispensaria um trabalho de campo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Em função de uma recente revisão de sua estratégia empresarial, a Companhia X, uma multinacional do setor de petróleo e derivados, está cogitando aproximar-se do público em geral, angariando simpatia dos consumidores brasileiros para a sua marca – um primeiro passo para uma futura venda de seus produtos para consumidores individuais. A empresa quer encomendar uma pesquisa que lhe permita saber como é vista pelo público, qual a imagem que a sua marca tem junto aos consumidores, como eles vêem a atuação de uma Companhia de petróleo como patrocinadora de iniciativas sociais, que tipos de atuação (patrocínio ou outras) são bem aceitas pelo público, etc. Para obter informações dessa natureza, o tipo de pesquisa adequado é o(a):
- A) exploratório, pois essa é a forma, por excelência, de descobrir ideias e percepções dos consumidores, além de identificar áreas para um posterior estudo mais aprofundado.
- B) levantamento, pois ele permite quantificar as hipóteses propostas pela empresa, indicando frequências com que certos fenômenos ocorrem, bem como possíveis relações entre variáveis.
- C) experimento, graças ao maior grau de confiabilidade que esse tipo de pesquisa confere aos resultados, fruto da observação de um comportamento do consumidor, em comparação com a coleta de seu depoimento abertamente manifestado.
- D) teste de marketing, pois assim a empresa pode lançar uma determinada iniciativa em um mercado-teste, avaliar a resposta dos consumidores nessa região específica e julgar se cabe ou não a extensão geográfica da iniciativa.
- E) análise de dados secundários, pois a empresa, a custos comparativamente baixos, consegue as informações de seu interesse por meio de uma leitura crítica de dados já apurados em outras pesquisas, o que dispensaria um trabalho de campo.
O gabarito correto é A), pois a pesquisa exploratória é a mais indicada para entender percepções, ideias e opiniões iniciais do público, servindo como base para futuras análises mais detalhadas.
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