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As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas noBrasil na última década, especialmente nas empresas privatizadasprestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos paratomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinarindicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administraçãopública brasileira. 2006, p. 13 (com adaptações).Tendo como referência o texto acima, julgue o item seguinteacerca de pesquisas de satisfação. As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, não apresentam dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, importantes para compor um plano estratégico de comunicação.

As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no
Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas
prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para
tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar
indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.

IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração
pública brasileira
. 2006, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item seguinte
acerca de pesquisas de satisfação.








As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, não apresentam dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, importantes para compor um plano estratégico de comunicação.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado destaca a importância das pesquisas de satisfação como ferramenta estratégica para a gestão pública e privada, especialmente no contexto das empresas privatizadas que prestam serviços públicos. Essas pesquisas fornecem dados essenciais para a tomada de decisões, como a definição de preços, subsídios e financiamentos, além de contribuírem para a avaliação da qualidade dos serviços oferecidos.

No entanto, o item em questão afirma que, apesar de sua utilidade na composição de um panorama geral sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, as pesquisas de satisfação não oferecem informações específicas sobre a percepção da imagem da administração, elementos cruciais para a elaboração de um plano estratégico de comunicação. Essa afirmação está correta (C), pois as pesquisas de satisfação geralmente se concentram em aspectos tangíveis e imediatos da experiência do usuário, como qualidade do atendimento, tempo de espera e eficiência do serviço, mas não necessariamente aprofundam a análise sobre a imagem institucional ou a reputação da administração perante o público.

Dessa forma, embora sejam valiosas para orientar melhorias operacionais, as pesquisas de satisfação possuem limitações quando o objetivo é construir uma estratégia de comunicação mais ampla, que exige um entendimento detalhado da percepção pública sobre a instituição como um todo. Portanto, o gabarito C) está correto.

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