Um exemplo de embaixada alegórica é apresentado no vídeo Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, que começa com a narração da seguinte história. “Dizem que Nossa Senhora tava no meio do mar. Aí vieram os caboclos e lhe chamaram, mas ela não veio não. Depois vieram os marujos brancos, mas ela só balanceou. Aí chegaram os catopês. Eles cantaram, tocaram só com caco de cuia e lata véia.Ela gostou deles, teve pena deles e saiu do mar.” Trata-se de um mito de reconciliação e integração, bem como de uma compensação simbólica para a experiência histórica de escravidão negra em Minas Gerais. Essa experiência é abertamente expressa em muitos textos musicais das congadas. José Jorge de Carvalho. Um panorama da música afro-brasileira. In: Série Antropologia. Brasília: Editora da UnB, 2000.A partir do texto acima, julgue os itens de 41 a 43 e assinale a opção correta no item 44, que é do tipo C.Sabendo-se que a congada e a cavalhada são manifestações tradicionais brasileiras cujo conteúdo dramático remonta às cruzadas cristãs da Idade Média, é correto afirmar que os músicos das companhias de congo, para o acompanhamento de seus cantos, optam pelo estilo gregoriano e por escalas modais, de forma a reproduzirem o ambiente do período medieval.
Um exemplo de embaixada alegórica é apresentado no vídeo Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, que começa com a narração da seguinte história.
“Dizem que Nossa Senhora tava no meio do mar. Aí vieram os caboclos e lhe chamaram, mas ela não veio não. Depois vieram os marujos brancos, mas ela só balanceou. Aí chegaram os catopês. Eles cantaram, tocaram só com caco de cuia e lata véia.Ela gostou deles, teve pena deles e saiu do mar.”
Trata-se de um mito de reconciliação e integração, bem como de uma compensação simbólica para a experiência histórica de escravidão negra em Minas Gerais. Essa experiência é abertamente expressa em muitos textos musicais das congadas.
José Jorge de Carvalho. Um panorama da música afro-brasileira. In: Série Antropologia. Brasília: Editora da UnB, 2000.
A partir do texto acima, julgue os itens de 41 a 43 e assinale a opção correta no item 44, que é do tipo C.
Sabendo-se que a congada e a cavalhada são manifestações tradicionais brasileiras cujo conteúdo dramático remonta às cruzadas cristãs da Idade Média, é correto afirmar que os músicos das companhias de congo, para o acompanhamento de seus cantos, optam pelo estilo gregoriano e por escalas modais, de forma a reproduzirem o ambiente do período medieval.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, destacando sua narrativa alegórica e o significado simbólico por trás da manifestação. A história contada no vídeo ilustra um mito de reconciliação e integração, associado à experiência histórica da escravidão negra em Minas Gerais. Essa narrativa, assim como outras presentes nas congadas, reflete uma compensação simbólica para as dores e resistências desse período.
No entanto, ao analisar a afirmação sobre as congadas e cavalhadas como manifestações que remontam às cruzadas cristãs da Idade Média, é importante destacar que, embora essas tradições tenham raízes em elementos históricos e religiosos, sua expressão musical não se limita à reprodução fiel do estilo gregoriano ou das escalas modais medievais. A música das congadas é marcada por uma riqueza de influências, incluindo ritmos africanos, elementos indígenas e adaptações locais, que vão além do contexto medieval europeu.
Portanto, a afirmação de que os músicos das companhias de congo optam exclusivamente pelo estilo gregoriano e escalas modais para reproduzir o ambiente medieval é incorreta. A congada, como manifestação cultural afro-brasileira, possui uma identidade própria, que sintetiza diversas tradições e não se restringe a um único referencial histórico ou musical. Dessa forma, a alternativa correta para o item em questão é E) ERRADO.
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