Leia o registro de um contemporâneo da peste negra.Eis que, em outubro do ano de 1347 da Encarnação do Senhor, (…) muitos genoveses, em doze galeras, fugindo à cólera divina que se abatera sobre eles em razão da sua iniquidade, acostaram no porto da cidade de Messina. Os genoveses transportavam consigo (…) uma doença tal que quem quer que tivesse falado com um deles era atingido por essa enfermidade mortal (…). As pessoas odiavam-se umas às outras a ponto de, se um filho fosse atingido pelo mal, o pai se recusar terminantemente a ficar do seu lado; e se ousasse aproximar-se dele, seria de tal modo atingido pelo mal que não haveria modo de escapar à morte (…). (Michel de Piazza. Historia secula ab anno 1337 ad annum 1361. Apud Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1988.) A partir do trecho, pode-se afirmar que a peste negra era encarada como
Leia o registro de um contemporâneo da peste negra.
Eis que, em outubro do ano de 1347 da Encarnação do Senhor,
(…) muitos genoveses, em doze galeras, fugindo à cólera divina
que se abatera sobre eles em razão da sua iniquidade, acostaram
no porto da cidade de Messina. Os genoveses transportavam
consigo (…) uma doença tal que quem quer que tivesse falado
com um deles era atingido por essa enfermidade mortal (…).
As pessoas odiavam-se umas às outras a ponto de, se um filho
fosse atingido pelo mal, o pai se recusar terminantemente a ficar
do seu lado; e se ousasse aproximar-se dele, seria de tal modo
atingido pelo mal que não haveria modo de escapar à morte (…).
(Michel de Piazza. Historia secula ab anno 1337 ad annum 1361.
Apud Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1988.)
A partir do trecho, pode-se afirmar que a peste negra era encarada
como
- A)uma manifestação de castigo divino e que teve como um de seus efeitos a desagregação das relações sociais.
- B)um momento fundamental de reorganização das relações familiares no interior da nobreza feudal e de descrença na autoridade papal.
- C)um produto da ação dos heréticos medievais e provocadora de novas ideias religiosas, como a crença nos santos.
- D)um fenômeno natural, derivado das condições de isolamento das comunidades feudais e que gerou a ideia do ateísmo.
- E)uma decorrência direta das atividades econômicas que buscavam o lucro e da defesa que a Igreja fazia das indulgências.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trecho apresentado, extraído do relato de Michel de Piazza sobre a Peste Negra no século XIV, revela uma visão profundamente marcada pelo medo e pela interpretação religiosa do flagelo que assolou a Europa. A análise do texto permite afirmar que a peste era encarada como uma manifestação de castigo divino, além de ter provocado a desagregação das relações sociais, conforme a alternativa A).
O autor descreve a chegada dos genoveses a Messina como portadores de uma "cólera divina" que se abateu sobre eles devido à sua "iniquidade". Essa linguagem reflete a mentalidade medieval, que atribuía calamidades a punições de Deus pelos pecados humanos. A peste não era vista como um fenômeno natural ou científico, mas como um sinal do julgamento divino, reforçando a ideia de que a sociedade precisava se arrepender para evitar a ira celestial.
Além disso, o relato detalha o colapso dos laços sociais e familiares diante da doença. O medo da contaminação era tão intenso que pais abandonavam filhos infectados, e qualquer contato próximo era visto como uma sentença de morte. Esse comportamento evidencia como a peste corroeu as estruturas de solidariedade e compaixão, transformando o tecido social em um ambiente de desconfiança e isolamento. A desagregação das relações humanas foi um dos efeitos mais devastadores da epidemia, conforme destacado na alternativa correta.
As demais alternativas apresentam interpretações equivocadas ou anacrônicas. A Peste Negra não reorganizou as relações familiares da nobreza (B), nem foi associada a heresias ou novas crenças religiosas (C). Também não foi entendida como um fenômeno natural ou ateu (D), muito menos como consequência direta de atividades econômicas ou indulgências (E). O texto deixa claro que a explicação dominante era religiosa e que o impacto social foi catastrófico, confirmando a alternativa A) como a única correta.
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