Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em  nosso  país  queremos  substituir  o  egoísmo  pela moral,  a honra  pela probidade,  os usos pelos princípios, as  conveniências  pelos deveres,  a  tirania da moda  pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a  insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de  alma,  o  amor ao  dinheiro  pelo  amor à  glória,  a  boa companhia  pelas  boas  pessoas,  a  intriga  pelo mérito,  o espirituoso  pelo gênio,  o  brilho  pela verdade,  o  tédio da volúpia  pelo  encanto  da  felicidade,  a  mesquinharia  dos grandes pela grandeza do homem. HUNT, L. Revolução FrancesaeVida Privada, in: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras,1991(adaptado).O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

Em  nosso  país  queremos  substituir  o  egoísmo  pela moral,  a honra  pela probidade,  os usos pelos princípios, as  conveniências  pelos deveres,  a  tirania da moda  pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a  insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de  alma,  o  amor ao  dinheiro  pelo  amor à  glória,  a  boa companhia  pelas  boas  pessoas,  a  intriga  pelo mérito,  o espirituoso  pelo gênio,  o  brilho  pela verdade,  o  tédio da
volúpia  pelo  encanto  da  felicidade,  a  mesquinharia  dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução FrancesaeVida Privada, in: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras,1991(adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?


Resposta:

A alternativa correta é E)

O discurso de Robespierre, em 5 de fevereiro de 1794, reflete os ideais defendidos pelos jacobinos durante a Revolução Francesa, especialmente aqueles ligados à pequena e média burguesia e às camadas populares. O trecho em questão evidencia uma crítica profunda aos valores da aristocracia e da alta burguesia, propondo uma transformação radical na sociedade baseada em princípios de igualdade, virtude cívica e justiça social.

Robespierre, como líder dos jacobinos, representava um grupo político que buscava consolidar os ideais revolucionários de forma mais radical, incluindo a defesa dos direitos das camadas menos privilegiadas da população. O texto menciona a substituição de valores como o egoísmo, a honra vazia e o amor ao dinheiro por conceitos como moral, probidade e amor à glória — elementos que se alinham com a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

As outras alternativas apresentadas não correspondem ao perfil dos jacobinos. A alta burguesia (A) e a nobreza esclarecida (D) estavam mais associadas a grupos moderados ou mesmo contrários às medidas radicais defendidas por Robespierre. O clero francês (B), embora alguns membros tenham apoiado a Revolução em seus estágios iniciais, não era o foco principal do discurso jacobino. Já os militares (C), apesar de terem papel importante, não eram o grupo político central por trás das ideias expressas no texto.

Portanto, a alternativa correta é E) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos, pois o discurso de Robespierre estava diretamente ligado a esses setores, que buscavam uma transformação profunda na sociedade francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *