“Os acontecimentos são como a espuma da história, bolhas que, grandes ou pequenas, irrompem na superfície e, ao estourar, provocam ondas que se propagam a maior ou menor distância”. São de Georges Duby essas observações. De acordo com ele, “acontecimentos sensacionais” — a exemplo da chegada da corte portuguesa à cidade do Rio de Janeiro, em 1808; da criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815; da oficialização do rompimento entre Brasil e Portugal, em 1822; da outorga da Carta Constitucional do Império, em 1824; e da abdicação de D. Pedro I, em 1831 — podem apresentar valor inestimável para a compreensão das circunstâncias históricas nas quais se evidenciaram. Cecília Helena de Salles Oliveira. Repercussões da revolução: delineamento do império do Brasil, 1808/1831. In: Keila Grinberg e Ricardo Salles (Orgs.). O Brasil imperial (vol. I – 1808-1831). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 17 (com adaptações). Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.As teses libertárias do Iluminismo, que embalaram a Revolução Francesa de 1789 e impulsionaram a independência das treze colônias inglesas na América do Norte, em 1776, também chegaram ao Brasil, presentes em movimentos emancipacionistas como as Conjurações Baiana (1798) e Mineira (1789).
“Os acontecimentos são como a espuma da história, bolhas
que, grandes ou pequenas, irrompem na superfície e, ao estourar,
provocam ondas que se propagam a maior ou menor distância”. São
de Georges Duby essas observações. De acordo com ele,
“acontecimentos sensacionais” — a exemplo da chegada da corte
portuguesa à cidade do Rio de Janeiro, em 1808; da criação do
Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815;
da oficialização do rompimento entre Brasil e Portugal, em 1822;
da outorga da Carta Constitucional do Império, em 1824; e
da abdicação de D. Pedro I, em 1831 — podem apresentar valor
inestimável para a compreensão das circunstâncias históricas nas
quais se evidenciaram.
Cecília Helena de Salles Oliveira. Repercussões da revolução:
delineamento do império do Brasil, 1808/1831. In: Keila Grinberg e
Ricardo Salles (Orgs.). O Brasil imperial (vol. I – 1808-1831). Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 17 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e
considerando aspectos marcantes do processo de independência do
Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.
As teses libertárias do Iluminismo, que embalaram a
Revolução Francesa de 1789 e impulsionaram a independência
das treze colônias inglesas na América do Norte, em 1776,
também chegaram ao Brasil, presentes em movimentos
emancipacionistas como as Conjurações Baiana (1798) e
Mineira (1789).
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O fragmento citado, ao mencionar os "acontecimentos sensacionais" que marcaram a formação do Império do Brasil, remete a um contexto mais amplo de transformações políticas e ideológicas que influenciaram o processo de independência. Entre essas influências, destacam-se as ideias iluministas, que ecoaram não apenas na Europa e na América do Norte, mas também no Brasil, inspirando movimentos emancipacionistas como a Conjuração Baiana (1798) e a Inconfidência Mineira (1789).
O Iluminismo, com sua defesa da liberdade, igualdade e soberania popular, serviu como base ideológica para a Revolução Francesa em 1789 e para a independência das treze colônias inglesas em 1776. No Brasil, essas mesmas ideias foram assimiladas por grupos locais que buscavam romper com o domínio colonial português. A Conjuração Baiana, por exemplo, tinha um caráter mais popular e defendia a abolição da escravidão, enquanto a Inconfidência Mineira era liderada pela elite, mas também refletia aspirações de autonomia influenciadas pelo pensamento iluminista.
Portanto, é correto afirmar que as teses libertárias do Iluminismo chegaram ao Brasil e estiveram presentes em movimentos que antecederam a independência, confirmando a alternativa C) CERTO.
Deixe um comentário