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A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional. Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos XVIII e XIX.Devido ao aprendizado de seus métodos por revolucionários que a sucederam, a Revolução Francesa é considerada a mãe das revoluções políticas ocorridas depois dela.

A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional. 

Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue
(C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos
XVIII e XIX.

Devido ao aprendizado de seus métodos por revolucionários
que a sucederam, a Revolução Francesa é considerada a mãe
das revoluções políticas ocorridas depois dela.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Revolução Francesa, como destacado no fragmento de Lynn Hunt, não apenas transformou a sociedade francesa, mas também estabeleceu um paradigma para movimentos revolucionários posteriores. Sua ênfase na ruptura com o passado, na construção de uma nova ordem política e na mobilização popular por meio de linguagens e símbolos inovadores influenciou diretamente as revoluções dos séculos XVIII e XIX.

O texto de Hunt reforça que a cultura política revolucionária não era mero reflexo de condições sociais, mas sim uma força ativa de transformação. Esse aspecto foi absorvido por outros movimentos, que replicaram métodos como a criação de novas instituições, a ressignificação de conceitos políticos e a utilização de narrativas mobilizadoras. A Revolução Francesa, portanto, serviu como modelo tanto na prática quanto na teoria, justificando a afirmação de que é considerada a "mãe das revoluções políticas".

Dessa forma, o item está CERTO (C), pois a Revolução Francesa legou um repertório de ações e ideias que foram adaptadas por revolucionários em diferentes contextos históricos, consolidando seu papel fundador na tradição revolucionária moderna.

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