A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional. Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos XVIII e XIX.A reflexão filosófica e política da denominada República das Letras e o cosmopolitismo europeu a ela inerente, por si só, não foram os fatores que conduziram à ação revolucionária: esse papel coube à plebe que, de fato, pôs a teoria em prática.
A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional.
Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos XVIII e XIX.
A reflexão filosófica e política da denominada República das
Letras e o cosmopolitismo europeu a ela inerente, por si só,
não foram os fatores que conduziram à ação revolucionária:
esse papel coube à plebe que, de fato, pôs a teoria em prática.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O fragmento de texto de Lynn Hunt destaca que a cultura política revolucionária não pode ser reduzida a meros reflexos de estruturas ou conflitos sociais, nem à identidade dos próprios revolucionários. Em vez disso, as práticas políticas eram construídas ativamente por meio de linguagem, imagens e ações cotidianas, visando romper com o passado e estabelecer uma nova ordem social. Nesse contexto, a questão apresentada avalia se a ação revolucionária foi impulsionada principalmente pela plebe, e não apenas pelas reflexões filosóficas e políticas da República das Letras e do cosmopolitismo europeu.
A resposta correta é C) CERTO, pois o texto reforça que as revoluções não foram simplesmente um desdobramento de ideias abstratas, mas sim resultado de ações concretas e mobilizações populares. A plebe desempenhou um papel central na materialização das teorias revolucionárias, transformando conceitos filosóficos em mudanças práticas na sociedade. Assim, embora o pensamento intelectual tenha fornecido um arcabouço ideológico, foi a participação ativa das massas que efetivamente conduziu à ruptura revolucionária.
Deixe um comentário