Leia as afirmativas a seguir: I. No contexto da Revolução Francesa, o Comitê de Salvação Pública utilizou o terror como instrumento de defesa nacional e revolucionária, pois restaurou a autoridade do Estado, impondo uma economia dirigida que garantiu recrutamento, armamento, alimentação e a vitória dos exércitos revolucionários contra a contrarrevolução interna e os opositores externos. Assim, a política de defesa nacional e revolucionária do Comitê de Salvação Pública mostrou-se um governo de guerra eficaz, em seu contexto. II. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve avaliar as informações históricas às quais os alunos têm acesso, identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões. III. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem incapazes de utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No contexto da Revolução Francesa, o Comitê de Salvação
Pública utilizou o terror como instrumento de defesa nacional e
revolucionária, pois restaurou a autoridade do Estado, impondo
uma economia dirigida que garantiu recrutamento, armamento,
alimentação e a vitória dos exércitos revolucionários contra a
contrarrevolução interna e os opositores externos. Assim, a política
de defesa nacional e revolucionária do Comitê de Salvação Pública
mostrou-se um governo de guerra eficaz, em seu contexto.
II. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve
avaliar as informações históricas às quais os alunos têm acesso,
identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas
reflexões.
III. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem
de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para
que os alunos se tornem incapazes de utilizar métodos de
pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico,
aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos,
sonoros.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Apenas uma afirmativa está correta.
- C)Apenas duas afirmativas estão corretas.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresenta três afirmativas sobre temas distintos, sendo duas corretas e uma incorreta, conforme o gabarito indicado. A seguir, analisaremos cada uma delas para compreender por que a alternativa C) é a resposta correta.
Afirmativa I: Esta afirmação descreve com precisão o papel do Comitê de Salvação Pública durante a Revolução Francesa. De fato, o Comitê, liderado por figuras como Robespierre, utilizou medidas extremas, incluindo o Terror, para consolidar a revolução e enfrentar ameaças internas e externas. A política de economia dirigida e o recrutamento em massa foram fundamentais para a vitória dos exércitos revolucionários, tornando esta afirmação correta.
Afirmativa II: Essa afirmação aborda a responsabilidade do professor de História em selecionar e avaliar informações que possam enriquecer o repertório dos alunos. Essa prática é essencial para uma educação histórica crítica e reflexiva, o que torna esta afirmação também correta.
Afirmativa III: Aqui, o texto afirma que as atividades escolares devem tornar os alunos "incapazes" de utilizar métodos de pesquisa e produção de textos históricos, o que é claramente um erro. O objetivo do ensino de História é justamente o oposto: desenvolver habilidades de pesquisa, análise e produção de conhecimento histórico. Portanto, esta afirmativa está incorreta.
Dessa forma, apenas as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III está equivocada. Portanto, a alternativa C) é a resposta correta, conforme indicado no gabarito.
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