Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Mesmo que vitoriosas na Primeira Guerra Mundial, as chamadas democracias liberais não puderam evitar a crise generalizada diante da desorganização econômica europeia, das ameaças dos comunistas motivados pela revolução russa de 1917 e da insatisfação de alguns países, a exemplo da Alemanha, com o que foi resolvido nos acordos de paz. Assim, no período conhecido por entre- guerras pode-se observar a emergência de fenômenos como o totalitarismo.Sobre o período citado e o totalitarismo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa. ( ) Nesse período o fascismo italiano e o nazismo alemão foram apoiados por grande parte da população desses países. ( ) Na Itália, o Duce, Mussolini, implantou regime de exceção, dissolveu partidos políticos, fechou jornais e criou um Estado interventor e autoritário. ( ) Hitler, na Alemanha, teve uma ação mais discreta, evitando a propaganda e investindo fortemente na política de boa vizinhança, seguida pelos norte-americanos na década de 40. ( ) Em Portugal, Salazar, na condição de chefe de governo ainda em 1932, não mediu esforços para evitar que o totalitarismo e a ditadura chegassem a Portugal. ( ) Semelhante ao fascismo italiano, na Espanha foram criadas corporações de trabalho e partido único em 1924.Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Mesmo que vitoriosas na Primeira Guerra Mundial, as chamadas democracias liberais não puderam evitar a crise generalizada diante da desorganização econômica europeia, das ameaças dos comunistas motivados pela revolução russa de 1917 e da insatisfação de alguns países, a exemplo da Alemanha, com o que foi resolvido nos acordos de paz. Assim, no período conhecido por entre- guerras pode-se observar a emergência de fenômenos como o totalitarismo.

Sobre o período citado e o totalitarismo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) Nesse período o fascismo italiano e o nazismo alemão foram apoiados por grande parte da população desses países.
( ) Na Itália, o Duce, Mussolini, implantou regime de exceção, dissolveu partidos políticos, fechou jornais e criou um Estado interventor e autoritário.
( ) Hitler, na Alemanha, teve uma ação mais discreta, evitando a propaganda e investindo fortemente na política de boa vizinhança, seguida pelos norte-americanos na década de 40.
( ) Em Portugal, Salazar, na condição de chefe de governo ainda em 1932, não mediu esforços para evitar que o totalitarismo e a ditadura chegassem a Portugal.
( ) Semelhante ao fascismo italiano, na Espanha foram criadas corporações de trabalho e partido único em 1924.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O período entre-guerras (1918-1939) foi marcado por profundas transformações políticas e sociais na Europa, especialmente com o surgimento de regimes totalitários como o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha. Esses movimentos ganharam apoio popular significativo, explorando o descontentamento gerado pela crise econômica, o temor do avanço comunista e o ressentimento em relação aos tratados de paz pós-Primeira Guerra. Mussolini, conhecido como Duce, estabeleceu um Estado autoritário na Itália, suprimindo liberdades civis e centralizando o poder. Já Hitler, ao contrário do que sugere uma das afirmações, usou intensamente a propaganda e implementou políticas expansionistas e violentas, distantes da "boa vizinhança". Em Portugal, Salazar consolidou uma ditadura, enquanto na Espanha, sob Franco, surgiram estruturas similares ao fascismo italiano, mas apenas após a Guerra Civil (1936-1939), e não em 1924. Portanto, a sequência correta é V – V – F – F – V, correspondente à alternativa E).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *