O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente. Exemplo de revanchismo pós-Primeira Guerra Mundial foi o praticado pela França contra a Alemanha, que acabou por favorecer o crescimento do exacerbado nacionalismo germânico capitalizado pelos nazistas.
O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.
praticado pela França contra a Alemanha, que acabou por
favorecer o crescimento do exacerbado nacionalismo
germânico capitalizado pelos nazistas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado por tensões e ressentimentos que transformaram a aparente paz em uma mera trégua. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) não resolveu os conflitos geopolíticos e econômicos da Europa; pelo contrário, criou as condições para um novo e ainda mais devastador confronto. Entre os principais fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), destacam-se o revanchismo, o orgulho nacional ferido e as crises econômicas, agravadas pela Grande Depressão de 1929.
Um exemplo claro de revanchismo foi a postura da França em relação à Alemanha após o Tratado de Versalhes (1919). Os termos punitivos impostos aos alemães — incluindo pesadas indenizações, perdas territoriais e limitações militares — geraram um profundo ressentimento na população e nas elites germânicas. Essa humilhação coletiva alimentou um nacionalismo extremista, que foi habilmente explorado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista. Ao capitalizar esse sentimento de injustiça, os nazistas conseguiram mobilizar apoio popular para suas políticas expansionistas e beligerantes.
Portanto, a afirmação de que o revanchismo francês contra a Alemanha favoreceu o crescimento do nacionalismo exacerbado, posteriormente capitalizado pelos nazistas, está correta. O gabarito C) CERTO reflete a relação direta entre as cláusulas punitivas de Versalhes e a ascensão do regime hitlerista, que culminou no maior conflito da história.
Deixe um comentário