No pequeno intervalo desde que os meus primeiros fios de barba cresceram até que começassem a ficar grisalhos, nesse meio século, aconteceram mais transformações e mudanças radicais do que normalmente em dez gerações, e cada um de nós o sente: aconteceu demais! A minha vida foi invadida por todos os pálidos cavalos do Apocalipse, revolução e fome, inflação e terror, epidemias e emigração… Fui obrigado a ser testemunha indefesa e impotente do inimaginável retrocesso da humanidade para uma barbárie que há muito julgávamos esquecida… Mas, paradoxalmente, na mesma época em que o nosso mundo retrocedia um milênio no aspecto moral, vi a mesma humanidade elevar-se a feitos nunca antes imaginados no campo da técnica e do intelecto… Nunca, até a presente hora, a humanidade como um todo se comportou de maneira mais diabólica, e nunca produziu de forma tão divina. Stefan Zweig. Autobiografia – O mundo de ontem. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 14-6 (com adaptações).Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue (C ou E) o item a seguir.Uma das razões que justificam a designação de guerra mundial ao conflito iniciado em 28 de julho de 1914 é a circunstância de que, desde as Guerras Napoleônicas, nenhum grande conflito armado havia envolvido mais que duas das principais potências mundiais.
No pequeno intervalo desde que os meus primeiros fios
de barba cresceram até que começassem a ficar grisalhos,
nesse meio século, aconteceram mais transformações e mudanças
radicais do que normalmente em dez gerações, e cada um de nós
o sente: aconteceu demais! A minha vida foi invadida por todos
os pálidos cavalos do Apocalipse, revolução e fome, inflação
e terror, epidemias e emigração… Fui obrigado a ser testemunha
indefesa e impotente do inimaginável retrocesso da humanidade
para uma barbárie que há muito julgávamos esquecida…
Mas, paradoxalmente, na mesma época em que o nosso mundo
retrocedia um milênio no aspecto moral, vi a mesma humanidade
elevar-se a feitos nunca antes imaginados no campo da técnica
e do intelecto… Nunca, até a presente hora, a humanidade como
um todo se comportou de maneira mais diabólica, e nunca
produziu de forma tão divina.
Stefan Zweig. Autobiografia – O mundo de ontem. Rio
de Janeiro: Zahar, 2014, p. 14-6 (com adaptações).
Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue (C ou E) o item a seguir.
Uma das razões que justificam a designação de guerra mundial
ao conflito iniciado em 28 de julho de 1914 é a circunstância
de que, desde as Guerras Napoleônicas, nenhum grande
conflito armado havia envolvido mais que duas das principais
potências mundiais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto de Stefan Zweig em sua autobiografia O mundo de ontem retrata um período de profundas transformações e contradições vividas pela humanidade no início do século XX. Entre os eventos mencionados, destaca-se o contexto das guerras mundiais, que marcaram uma ruptura radical com a ordem anterior. Ao analisar a afirmação sobre a Primeira Guerra Mundial, é importante considerar que sua designação como "guerra mundial" não se deve apenas ao número de potências envolvidas, mas à escala sem precedentes de seu impacto geopolítico, econômico e social.
A justificativa apresentada no item é equivocada, pois a Primeira Guerra Mundial não foi o primeiro conflito desde as Guerras Napoleônicas a envolver múltiplas potências. Antes dela, eventos como a Guerra da Crimeia (1853-1856) e a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) já haviam reunido diversas nações em confrontos significativos. O que realmente diferencia a Primeira Guerra Mundial é seu caráter global, com combates em diversos continentes, a mobilização de recursos em escala industrial e a reconfiguração completa do equilíbrio de poder internacional.
Portanto, a resposta correta é E) ERRADO, pois a afirmação desconsidera conflitos anteriores que também envolveram múltiplas potências, subestimando a complexidade histórica que levou ao reconhecimento da Primeira Guerra Mundial como um marco de violência e transformação em escala planetária.
Deixe um comentário