Sobre a revolução cultural ocorrida na China, a partir de 1966, é correto afirmar que se tratou de
é correto afirmar que se tratou de
- A)movimento dirigido por intelectuais e estudantes contra o governo ditatorial de Mao Tsé‐Tung.
- B)proposta encaminhada pelos camponeses em busca da retomada das raízes xintoístas da China imperial.
- C)reação dos intelectuais refratários ao regime comunista que pretendia restaurar o mandarinato.
- D)expurgo de cunho anti‐intelectualista que recusava as influências ocidental e soviética.
- E)um processo que culminou nas reivindicações de livre‐ pensamento e na abertura da China para o mercado.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A Revolução Cultural na China, iniciada em 1966, foi um movimento complexo e marcante na história do país, liderado pelo presidente Mao Tsé-Tung. Seu objetivo principal era reafirmar os ideais revolucionários do comunismo e eliminar influências consideradas burguesas ou contrarrevolucionárias. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a correta, pois a Revolução Cultural caracterizou-se por um expurgo anti-intelectualista, rejeitando tanto as influências ocidentais quanto as soviéticas, que eram vistas como desvios dos princípios maoístas.
O movimento não foi dirigido por intelectuais ou estudantes contra Mao (A), mas sim por ele próprio, utilizando a juventude, especialmente os Guardas Vermelhos, para combater o que considerava ameaças ao socialismo. Também não teve relação com o xintoísmo (B), uma religião japonesa, nem foi uma reação de intelectuais contra o comunismo (C). Por fim, não promoveu o livre-pensamento ou abertura ao mercado (E), mas sim um radical fechamento ideológico e perseguição a qualquer forma de pensamento divergente.
Assim, a Revolução Cultural representou um período de intensa repressão, com perseguições a professores, artistas e qualquer um associado ao "velho pensamento", consolidando o controle de Mao sobre o Partido Comunista Chinês e a sociedade como um todo.
Deixe um comentário